Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/1039
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSimões, António-
dc.contributor.authorRebelo, José Augusto da Silva-
dc.date.accessioned2008-06-25T17:00:57Z-
dc.date.available2008-06-25T17:00:57Z-
dc.date.issued1991-07-05en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/1039-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
dc.description.abstractEsta dissertação procura encontrar alguma explicação para a ocorrência de problemas de leitura e escrita, em crianças do primeiro ciclo (escola primária) do ensino básico português. Para o efeito compara alunos com e sem dificuldades de leitura e escrita em variáveis psicológicas, que a literatura do domínio "learning disabilities" indica serem relevantes para diferenciar os grupos. O estudo consta duma parte teórica e de outra empírica. Da primeira salientam-se os elementos seguintes: a relação entre a linguagem, a leitura e a escrita; a definição e classificação das dificuldades na sua aprendizagem; os factores psicológicos importantes na distinção de alunos com e sem dificuldades de leitura e escrita; os instrumentos para o diagnóstico destas dificuldades. Da parte empírica constam: a metodologia da investigação, a apresentação e discussão dos resultados deste estudo, realizado numa amostra aleatória de 42% das escolas oficiais do ensino básico do concelho de Coimbra.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsclosedAccess-
dc.subjectPsicologia da Educaçãoen_US
dc.titleDificuldades da leitura e escrita em alunos do ensino básicoen_US
dc.typedoctoralThesisen
item.fulltextSem Texto completo-
item.grantfulltextnone-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Doutoramento
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página 1

13.240
Visto em 1/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.