Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1037
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dc.contributor.authorCanavarro, José Manuel de Albuquerque Portocarrero-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:48:52Z-
dc.date.available2008-12-04T14:48:52Z-
dc.date.issued1997en_US
dc.identifier.citationCiência, Escola e Sociedade: Concepções de Ciência de Estudantes Portugueses. Coimbra, ed. aut., 1997, 388 p.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/1037-
dc.description.abstractTomando como referência as ideias de Gordon (1984), complementadas pelas de Yager (1996), as concepções de ciência dos sujeitos derivam do que se aprende (e experimenta) na escola sobre ciência e também das formas como esta é experimentada (e aprendida) na sociedade, destacando-se aqui o papel dos media e das relações preferenciais dos indivíduos. A Dissertação divide-se em duas partes. Na primeira parte, alguns temas teóricos são apresentados: a aprendizagem, equacionada de forma geral; a aprendizagem e o ensino da ciência na escola; o enquadramento social da ciência; e, por último, uma revisão de estudos sobre as concepções de ciência de actores ligados ao ensino e à escola (estudantes e professores) e sobre aspectos da relação entre estes. A segunda parte inicia-se pela definição dos objectivos dos estudos empíricos realizados. Seguidamente, apresenta-se um estudo das qualidades psicométricas dos instrumentos de medida seleccionados. São ainda expostos mais dois estudos empíricos: num deles descreve-se como a ciência, numa perspectiva de interligação à tecnologia e à sociedade, é concebida por estudantes portugueses e como alguns factores escolares e sociais são susceptíveis de contribuir para tais concepções; no último, procurou-se intervir sobre a aprendizagem da ciência desenvolvida por estudantes finalistas do ensino secundário (12o. ano) e verificar eventuais efeitos dessa intervenção nas concepções de ciência dos sujeitos em causa. A Dissertação é rematada com um esboço de interligação das suas duas partes. Faz-se uma análise integrada e problematizadora dos resultados obtidos. Em face do apurado e do reflectido, são adiantadas sugestões para a prossecução de investigações e bem assim para a implementação de intervenções no âmbito educativo e social.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectPsicologia Socialen_US
dc.titleCiência, Escola e Sociedade: Concepções de Ciência de Estudantes Portugueses.en_US
dc.typedoctoralThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.author.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.author.orcid0000-0002-1623-4560-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento
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