Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/103218
Title: Bandas civis no terceiro quartel do Século XX: estudo de casos com as bandas de quatro concelhos
Authors: Madureira, Bruno César Pinto 
Orientador: Estudante, Paulo
Rollo, Maria Fernanda
Keywords: Banda civil; Filarmónica; Música amadora; Movimento filarmónico; História oral; Cinfães; Águeda; Fundão; Oeiras; Civil band; Philharmonic; Amateur music; Wind band movement; Oral history
Issue Date: 12-Jun-2020
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esta investigação concentra-se no estudo das bandas civis, particularmente de quatro concelhos, no decorrer do terceiro quartel do século XX, um período que tem sido descurado pela investigação académica, mas de grandes transformações e dinâmicas, documentadas nesta tese. O presente estudo pretende, como objectivo principal, caracterizar aqueles agrupamentos musicais sob um ponto de vista histórico e musicológico. São analisados e interpretados os seguintes fenómenos: disponibilidade de recursos humanos, situação financeira e paradigma organizacional, constituição instrumental, modelo da formação musical ministrada aos aprendizes e grau de aceitação na comunidade local. A tipologia do reportório musical habitualmente interpretado, os espaços habituais de actuação e os principais eventos ligados à actividade das bandas providenciam um segundo nível de análise, apesar de não estarem no centro da pesquisa. Complementarmente é apresentado um enquadramento histórico das filarmónicas portuguesas até à década de 1980, face à escassez de uma visão histórica daqueles agrupamentos em Portugal. Esta investigação pretende igualmente contribuir para o conhecimento, consciencialização e compreensão da banda civil, enquanto uma instituição geradora de processos sócio-musicais e de transformação da realidade social, assim como atenuar o fosso existente entre as investigações relativas a este tipo de agrupamento musical e outros temas dentro da Musicologia, da Etnomusicologia, da História ou da Antropologia. O percurso metodológico contemplou a consulta bibliográfica, a recolha de artigos de imprensa e a investigação em acervos e arquivos. Esta metodologia foi combinada com a História Oral, nomeadamente, através da realização de entrevistas a elementos participantes nas bandas em estudo, no período acima mencionado. Foi incluído um Estudo de Casos com as dezasseis filarmónicas sediadas nos municípios de Cinfães, Águeda, Fundão e Oeiras. Da análise dos dados recolhidos concluímos que os fenómenos estudados tiveram uma relevância considerável e influente na actividade das filarmónicas em consideração, embora díspares elas. Enquanto a situação financeira, os métodos de ensino praticados (e consequente formação musical dos músicos), a predominância do género masculino e a faixa etária dos executantes, agregam as bandas estudadas, há outros que as separam, nomeadamente, a disponibilidade de executantes, o grau de aceitação local, a tipologia do reportório musical interpretado, a organização e estrutura das bandas e o habitual espaço performativo. Consoante as regiões, o período considerado foi de estagnação ou decadência nas bandas civis. Por força da escassez de estudos sobre esta temática, o presente estudo procura projectar uma nova luz sobre estes agrupamentos, em particular durante o período temporal e o espaço geográfico tidos em consideração.
This investigation concentrates on the study of wind bands, particularly those of four Portuguese municipalities, during the third quarter of the twentieth century, a period that has unexpectedly been neglected by academic investigation, if we take into account the landmarks and events that occurred in that period, particularly relevant to the wind bands. It aims at characterizing those musical groups from a historical and musicological point of view. The following phenomena are analyzed and interpreted: availability of human resources, financial situation, institutional organization, instrumental constitution, type of musical education ministered to apprentices and degree of social acceptance. The type of musical repertoire, the spaces of performance and the main events related to the activity of the bands are not neglected, although they are secondary purposes. A historical frame of the Portuguese wind bands until the 1980’s is presented here as there is a scarcity of historical studies of these bands in Portugal. This investigation also aims at contributing to the knowledge, consciousness and understanding of the wind bands as a sociomusical process, as well as reducing the existing gap in the researches concerning this type of musical bands and other themes in Musicology, Ethnomusicology, History and Anthropology. The methodological approach involved bibliographic research, press article collections, and file research. This research involved the participation of thirty-four interviewed individuals from the wind bands active in the decades mentioned above. A case study about the sixteen wind bands of the municipalities of Cinfães, Águeda, Fundão and Oeiras was included. From the analysis of the collected data, we can conclude that the phenomena observed had an influence on the activity of the wind bands although its impact was diverse in the studied bands. While the financial difficulties, the inadequate methods of teaching used (and consequently deficient musical educational of musicians), the exclusivity of men and their high age level link the generality of the studied wind bands, others, however, separate them. For example, the number of musicians in the bands, the degree of local acceptance. The type of musical repertoire performed, the organization and structure of the bands and the space of performance. Depending on the regions, the period considered was of stagnation or decay for the wind bands. Because of the almost total absence of studies about this subject, this study projects a new light on these groups in particular during the temporal period and geographical space referred.
URI: https://hdl.handle.net/10316/103218
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FLUC Secção de Artes - Teses de Doutoramento

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