Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101674
Title: Competências de literacia mediática: avaliação, perfis e propostas formativas
Authors: Fernandes, Patrícia Isabel Semedo Firmino Frias
Orientador: Matos, Armanda
Festas, Isabel
Keywords: literacia mediática; avaliação de competências; media; educação para os media; Crianças e jovens
Issue Date: 2-Jun-2022
Project: Bolsa de Doutoramento atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia referência SFRH/BD/115434/2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Atualmente, as crianças e os jovens estão a crescer numa sociedade em que o cenário comunicacional está em constante mudança devido ao desenvolvimento tecnológico e digital. Este desenvolvimento acontece a um ritmo muito acelerado e permite um acesso quase instantâneo a todo o tipo de informações e mensagens media, assim como abre a possibilidade de uma participação direta na sociedade através da interação, criação e partilha de mensagens mediáticas (Jenkins, 2006). Embora sejam inquestionáveis as potencialidades deste novo ambiente comunicacional, várias questões podem ser levantadas relativamente à forma como os media e as mensagens mediáticas são compreendidos e utilizados por estas crianças e jovens. É portanto fundamental a literacia mediática, para que participem na sociedade de uma forma consciente, informada e ativa (Matos et al., 2016). Neste contexto, a presente tese teve como objetivos centrais realizar o diagnóstico de competências de literacia mediática de crianças e jovens dos 4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade, identificar as necessidades de formação destes alunos e, por fim, oferecer algumas orientações sobre como responder a essas necessidades. A investigação integra três estudos: um estudo preliminar, um estudo com questionários e um estudo com recurso a três grupos de foco. A população alvo foi constituída por 416 crianças e jovens (na sua totalidade) entre os 8 e 17 anos de idade a frequentarem os 4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade em escolas públicas e privadas dos distritos de Coimbra e Aveiro. Num primeiro momento procedeu-se à construção dos instrumentos de avaliação (um questionário para os alunos dos 4.º e 6.º anos e outro para os alunos do 9.º ano). No estudo preliminar verificou-se a adequação das perguntas e o seu contributo para alcançar os objetivos definidos para a investigação. Participaram neste estudo 89 alunos distribuídos pelos anos escolares acima referidos (amostra não probabilística por conveniência). Como resultado foram identificados alguns aspetos relacionados com a estrutura e o conteúdo de algumas perguntas que poderiam ser clarificados e melhorados, no sentido de assegurar a qualidade dos dados recolhidos, tendo sido efetuadas as alterações e os ajustamentos necessários. O estudo realizado com recurso a questionários teve como principal objetivo avaliar as competências de literacia mediática dos participantes. A validação dos instrumentos de avaliação, nomeadamente a análise fatorial e a determinação do coeficiente de alfa de Cronbach, revelou duas dimensões de literacia mediática: Análise, Compreensão e Avaliação (ACA), que se caracteriza como a capacidade de descodificar e classificar conteúdos, e de compreender criticamente os media e as mensagens mediáticas, e a dimensão Utilização Produção e Participação (UPP), que integra as capacidades de acesso à informação e comunicação e de manipulação de ferramentas envolvidas nessa mesma utilização, assim como na criação de conteúdos para expressão e comunicação através dos media. Para o estudo foi usada uma amostra não probabilística por conveniência de 311 alunos a frequentarem escolas públicas e privadas dos distritos de Coimbra e Aveiro. A organização dos grupos de foco teve como objetivo principal clarificar e complementar os resultados obtidos no estudo com questionário, para contribuir para uma maior compreensão sobre a forma como os participantes entendem os media e as mensagens mediáticas, assim como perceber as suas formas de utilização, produção e participação. Os resultados da presente investigação apontam para uma necessidade de formação, generalizada aos três anos estudados, relativamente à dimensão UPP, no que se refere à participação e produção de conteúdos mediáticos. Também foram identificadas necessidades de formação relativamente à dimensão ACA, em particular no que diz respeito à análise e interpretação de linguagens presentes nos conteúdos mediáticos e aos conhecimentos sobre fiabilidade da informação. Nos participantes do 4.º ano em particular, identificou-se a necessidade de formação relativamente à dimensão UPP, e à utilização de ferramentas digitais, e na dimensão ACA ao nível da compreensão dos objetivos das mensagens mediáticas. Relativamente aos alunos do 9.º ano, destacam-se as necessidades de formação sobre as práticas relacionadas com a segurança online. No sentido de colmatar as necessidades identificadas, foram apresentadas algumas sugestões para a intervenção, tais como a utilização de recursos já disponíveis, o trabalho em torno de algumas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português e de alguns conteúdos da disciplina de TIC e a promoção do desenvolvimento do pensamento crítico, através do recurso ao Referencial de Ennis, como estratégia de ensino-aprendizagem. Sublinhamos a grande importância da utilização pelos professores do Referencial de Educação para os Media, como documento central e orientador na abordagem do tema dos media, no âmbito da componente Cidadania e Desenvolvimento. Esta componente de formação no percurso curricular das crianças e dos jovens deve ser valorizado e otimizado por parte dos professores, uma vez que constitui um momento único do percurso escolar onde esta temática é desenvolvida em exclusivo. Como conclusão geral da investigação, destacamos a necessidade de desconstruir a crença de que os nativos digitais possuem competências naturais de literacia mediática e, portanto, não necessitam de formação/orientação a este respeito. Nestes estudos verificámos que a utilização dos media por si só não tem repercussão na dimensão crítica da literacia mediática. Confirmamos, também, a importância da Educação para os media no desenvolvimento das competências de literacia mediática e, portanto, que é imperioso o reforço destas matérias na escola, a par da imprescindível formação dos professores sobre a temática, não esquecendo ainda a formação parental.
Nowadays, children and young people are growing up in a society where the communication environment is constantly changing due to technological and digital development. This development happens at a very fast pace and allows an almost instantaneous access to all kinds of information and media messages, as well as opening up the possibility of direct participation in society through the interaction, creation and sharing of media messages (Jenkins, 2006). Although the potential of this new communicational environment is unquestionable, several questions can be raised regarding the way in which the media and media messages are understood and used by these children and young people. Therefore, media literacy is essential, so that they participate in society in a conscious, informed and active way (Matos et al., 2016). In this context, the main objectives of this thesis were to diagnose the media literacy skills of children and young people from the 4.th, 6.th. and 9.th grades of schooling, identify the training needs of these students and, finally, provide some guidance on how to respond to these needs. The investigation comprises three studies: a preliminary study, a questionnaire study and a study using three focus groups. The target population consisted of 416 children and young people (in total) between 8 and 17 years of age (attending the 4.th, 6.th. and 9.th grades in public and private schools in the districts of Coimbra and Aveiro). Initially, the assessment instruments were constructed, a questionnaire for 4.th and 6.th grade students and another for 9.th grade students. In the preliminary study, the adequacy of the questions and their contribution to achieve the objectives defined for the investigation were verified. Eighty-nine students, distributed over the school years referred above, participated in this study (non-probabilistic sample for convenience). As a result, some aspects related to the structure and content of some questions were identified that could be clarified and improved, in order to ensure the quality of the data collected, with the necessary changes and adjustments having been made. The study carried out using questionnaires had as main objective to evaluate the media literacy skills of the participants. The validation of the assessment instruments, namely the factor analysis and the determination of the Cronbach's alpha coefficient, revealed two dimensions of media literacy: Analysis, Comprehension and Assessment (ACA), which is characterized as the ability to decode and classify content, and to critically understand the media and media messages, and the Use, Production and Participation (UPP) dimension, which integrates the capabilities of access to information and communication and manipulation of tools involved in this use, as well as in the creation of content for expression and communication through the media. For the study, a non-probabilistic convenience sample of 311 students attending public and private schools in the districts of Coimbra and Aveiro was used. The organization of focus groups had as main objective to clarify and complement the results obtained in the study with a questionnaire, to contribute to a greater understanding of how participants understand the media and media messages, as well as to understand their ways of use, production and participation. The results of this investigation point to a need for training, generalized over the three years studied, in relation to the UPP dimension, with regard to the participation and production of media content. Training needs were also identified in relation to the ACA dimension, in particular with regard to the analysis and interpretation of languages present in media content and knowledge about information reliability. In the 4.th year participants in particular, the need for training was identified in relation to the UPP dimension, and the use of digital tools, and in the ACA dimension in terms of understanding the objectives of the media messages. With regard to 9.th grade students, training needs on practices related to online safety stand out. In order to meet the identified needs, some suggestions for intervention were presented, such as the use of resources already available, work on some Essential Learnings of the Portuguese subject and some contents of the ICT subject and the promotion of development of critical thinking, through the use of the Ennis Referential, as a teaching-learning strategy. We emphasize the great importance of the use by teachers of the Referencial de Educação para os Media, as a central and guiding document in the approach to the theme of the media, within the scope of the Cidadania e Desenvolvimento component. This training component in the curricular path of children and young people must be valued and optimized by teachers, since it constitutes a unique moment in the school path where this theme is developed exclusively. As a general conclusion of the investigation, we highlight the need to deconstruct the belief that digital natives have natural media literacy skills and, therefore, do not need training/orientation in this regard. In these studies, we found that the use of the media by itself has no impact on the critical dimension of media literacy. We also confirm the importance of education for the media in the development of media literacy skills and, therefore, it is imperative to reinforce these matters at school, along with the essential training of teachers on the subject, not forgetting parental training.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/101674
Rights: openAccess
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FPCEUC - Teses de Doutoramento

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