Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101523
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMendonça, Bruno Macêdo-
dc.date.accessioned2022-08-29T11:25:00Z-
dc.date.available2022-08-29T11:25:00Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn2316-9141pt
dc.identifier.issn0034-8309pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101523-
dc.description.abstractO artigo parte de representações contidas no romance A jangada de pedra, de José Saramago, lançado no ano do ingresso de Portugal na Comunidade Econômica Europeia, para revisitar o conceito de “imagologia” de Eduardo Lourenço. Tenta-se compreender como episódios traumáticos da história portuguesa deram origem, no passado, a projetos iberistas e à produção de uma autoimagem diminuída de Portugal, em particular no que se refere à sua posição no concerto europeu de nações. Produz-se uma crítica quanto à operacionalidade do conceito de Lourenço, atentando para suas fragilidades intrínsecas, e se adota – também com base na história de Portugal, mas a partir de uma visão mais abrangente – postura moderadora, em dissonância com o posicionamento do Prêmio Nobel português. O texto é uma tentativa de estabelecer um diálogo entre História das Ideias e História tout court, no intuito de enriquecer a análise sobre o lugar que ocupa Portugal na Europa.pt
dc.description.abstractThe article stems from representations from José Saramago’s novel The stone raft released in the year when Portugal joined the European Economic Community, to revisit Eduardo Lourenço’s concept of “imagery”. It is an attempt to understand how traumatic episodes of the Portuguese history gave birth, in the past, to Iberian projects and to a diminished Portuguese self-image, especially in relation to Portugal’s position amongst the other European countries. A criticism is made as to the functionality of Lourenço’s concept, paying attention to its inherent fragilities and having a moderating attitude also based in Portugal’s history, but stemming from a broader view, in contrast with the position of the Portuguese Nobel Prize winner. The text tries to establish a dialogue between History of Ideas and History tout court with the purpose of enriching the analysis about Portugal’s place in Europe.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectHistóriapt
dc.subjectPortugalpt
dc.subjectComunidade Econômica Europeiapt
dc.subjectImagologiapt
dc.subjectIberismopt
dc.subjectHistorypt
dc.subjectPortugalpt
dc.subjectEuropean Economic Communitypt
dc.subjectImagerypt
dc.subjectIberismpt
dc.titleOs dois destinos de Portugal: A problemática imagologia portuguesa no seu diálogo com a Europapt
dc.title.alternativeThe two fates of Portugal: The portuguese imagery issue in its dialogue with Europept
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage01pt
degois.publication.lastPage29pt
degois.publication.issue179pt
degois.publication.titleRevista de Historia (Brazil)pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.148497pt
dc.date.embargo2020-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.orcid0000-0002-6850-7268-
Appears in Collections:FLUC Secção de Português - Artigos em Revistas Internacionais
Show simple item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons