Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101057
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRigo, Rosa Maria-
dc.contributor.authorMoreira, José António Marques-
dc.contributor.authorDias-Trindade, Sara-
dc.date.accessioned2022-07-29T08:36:21Z-
dc.date.available2022-07-29T08:36:21Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn2448-1939pt
dc.identifier.issn1807-1112pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101057-
dc.description.abstractEste artigo sintetiza dados oriundos de tese defendida em janeiro de 2020 para a obtenção de Doutorado em Educação, realizado em Instituição privada, localizada no Sul do Brasil. A problematização estabelecida para a investigação visou a analisar: Quais fatores mais contribuem para promover o engagement de estudantes do primeiro ano da graduação? Para análise dos dados optou-se por uma metodologia combinada, amparada pela triangulação de dados como fundamento lógico para fontes múltiplas de evidências. Esta metodologia propiciou a produção de uma análise mais completa e confiável para consequente elaboração de uma proposta de teoria integrada de engagement acadêmico para o contexto brasileiro, como proposição de tese. O questionário on-line foi o instrumento escolhido para a coleta de dados, aplicado a setenta e oito alunos do primeiro ano da graduação de seis Instituições de Ensino Superior, localizadas em três Estados brasileiros. Os fatores apontados pelos respondentes destacaram em ordem de preferência: 1) Relações Interpessoais; 2) Formação Acadêmica (postura/atitudes do professor); 3) Tecnologias Digitais; 4) Infraestrutura da Instituição; 5) Formação pessoal/interesse e dedicação do próprio aluno; 6) Suporte Acadêmico; 7) Conteúdos trabalhados/ ofertados; 8) Áreas de Lazer/entretenimento; 9) Sentimento de pertença universitária.pt
dc.description.abstractThis article summarizes data from the Doctoral thesis in Education, carried out in a private institution, located in the south of Brazil, and defended in January 2020. The problematization established for the investigation aimed to analyze: What factors most contribute to promote the engagement of students first year of graduation? For data analysis, a combined methodology was chosen, supported by data triangulation as a rationale for multiple sources of evidence. This methodology enabled the production of a more complete and reliable analysis for the consequent elaboration of a proposal for an integrated theory of academic engagement for the Brazilian context, as a thesis proposal. The online questionnaire was the instrument chosen for data collection, applied to seventy-eight first-year undergraduate students from six Higher Education Institutions, located in three Brazilian states. The factors pointed out by the respondents highlighted in order of preference: 1) Interpersonal Relations; 2) Academic training (teacher's posture / attitudes); 3) Digital Technologies; 4) Institution's infrastructure; 5) Personal training / interest and dedication of the student; 6) Academic Support; 7) Contents worked / offered; 8) Leisure / entertainment areas; 9) Feeling of belonging to a university.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectEngagement acadêmicopt
dc.subjectTecnologias Digitaispt
dc.subjectFormaçãopt
dc.subjectEducação Superiorpt
dc.subjectEnsino de Graduaçãopt
dc.subjectAcademic engagementpt
dc.subjectDigital Technologiespt
dc.subjectFormationpt
dc.subjectCollege educationpt
dc.subjectUndergraduate Teachingpt
dc.titleItinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexõespt
dc.title.alternativeDigital itineraries as a promotion of engagement in higher education: a pedagogy permeed by connectionspt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage113pt
degois.publication.lastPage138pt
degois.publication.titlePraksispt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.25112/rpr.v1.2434pt
degois.publication.volume1pt
dc.date.embargo2021-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-5927-3957-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Show simple item record

Page view(s)

128
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

77
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons