Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100945
Title: Cidadanias e educação para as cidadanias na perspetiva dos/as alunos/as
Authors: Neves, Ana Margarida
Seixas, Ana Maria 
Sousa, Bruno de
Guetta, Silvia
Keywords: Educação para a cidadania; Cidadania adaptativa; Cidadania participativa; Cidadania crítico-democrática; Citizenship education; Adaptive citizenship; Participative citizenship; Critical-democratic citizenship
Issue Date: 2019
Publisher: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Serial title, monograph or event: Atas do XIV Congresso da SPCE: Ciências, Culturas e Cidadanias
Place of publication or event: Coimbra
Conference: XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Ciências, Culturas e Cidadanias, 11-13 de outubro de 2018, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra
Abstract: O hesitante desenvolvimento da educação para a cidadania e a controvérsia acerca das conceções de cidadania a serem incluídas na educação poderão ter contribuído para a sua atual débil consolidação, a nível europeu. Esta é, também, a realidade da educação para a cidadania, em Itália, que se carateriza por um conjunto de atividades fragmentadas a necessitar de sistematização. Diferentes conceções de cidadania são distinguidas do ponto de vista educativo por vários autores, que concordam que a cidadania na sua vertente mais crítica e política é a menos desenvolvida nas escolas, sugerindo o seu desenvolvimento, para responder às necessidades sociais e democráticas atuais. Partilhando estas preocupações e interessados em explorar o ponto de vista dos/as alunos/as, porque são parte deste processo, relativamente à cidadania, à boa cidadania, à educação para a cidadania e aos melhores conteúdos e práticas de ensino, realizou-se um estudo exploratório, recorrendo à técnica de entrevista de grupos focais. A amostra compôs-se por dois grupos de alunos/as, do nível secundário, de uma escola pública, que frequentavam o Centro UNESCO de Florença, no âmbito do programa Alternanza scuola-lavoro. Os resultados permitiram observar que as perceções das atitudes da cidadania associadas às conceções mais políticas foram as menos identificadas e que a educação para a cidadania era considerada importante. Os/as alunos/as sugeriram que deveria haver uma disciplina própria, que a melhor prática de ensino seria a discussão temática orientada, os melhores conteúdos seriam os direitos, política e diferentes culturas e, por fim, consideraram que não deveria haver avaliação com testes.
The hesitant development of citizenship education and the controversy over the conceptions of citizenship to be included in education may have contributed to its current weak consolidation. This is also the reality of citizenship education in Italy, which is characterized by a set of fragmented activities in need of systematization. Different conceptions of citizenship are distinguished, from an educational point of view, by several authors, who agree that citizenship in its most critical and political aspects is the least developed in schools, suggesting its development, in order to respond to current social and democratic needs. Sharing these concerns and interested in exploring the students' points of view regarding citizenship, good citizenship, citizenship education, and the best contents and teaching practices, and because they are part of this process we conducted an exploratory study through focus groups interviews. The sample consisted of two groups of upper-secondary school students, attending the UNESCO Center in Florence under the Alternanza scuola-lavoro programme. The results allowed us to observe that the perceptions of citizenship attitudes related to the most political conceptions were the least identified, and that citizenship education was considered important. Students suggested that there should be one discipline on the subject, where the best teaching practice would be guided thematic discussions, the best contents would be rights, politics and different cultures and, finally, they considered that there should be no evaluation with written tests.
URI: https://hdl.handle.net/10316/100945
ISBN: 978-989-99775-5-6
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

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