Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100942
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDavim, J. Paulo-
dc.contributor.authorSeixas, Ana Maria-
dc.contributor.authorFerreira, António Gomes-
dc.date.accessioned2022-07-21T14:48:11Z-
dc.date.available2022-07-21T14:48:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.isbn978-989-99775-5-6-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/100942-
dc.description.abstractA Agenda 2030 integra os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), menciona a educação (ODS4), e especificamente o ensino superior, pela primeira vez. A educação é muito importante para a formação de cidadãos e de uma sociedade assente em boas práticas de promoção de um desenvolvimento sustentável. Além disso, o ensino superior tem uma importância determinante no cumprimento dos restantes ODS. O presente trabalho teve como objetivo recolher e analisar “ideias” de estudantes, finalistas de mestrado em engenharia (não sendo da área específica de ambiente), a fim de melhorar a sustentabilidade na universidade. Mais concretamente, pretendeu-se conhecer de que forma os estudantes pretendem incorporar as ações que conduzam a mais sustentabilidade na universidade. A estratégia de investigação assentou numa abordagem qualitativa (fenomenológico-interpretativa). Passou pela análise de 26 textos onde os estudantes explanam o tema: ideia para melhorar a sustentabilidade na sua universidade. De seguida foi efetuada uma análise de conteúdo tendo em consideração a classificação da informação obtida nas três vertentes da sustentabilidade: a ambiental, a social e a económica. Os resultados obtidos mostram grande diversidade de “ideias” para melhorar a sustentabilidade na universidade, nas suas três vertentes: ambiental, social e económica. O maior enfoque situa-se em questões de natureza ambiental, nomeadamente, na recolha e separação de lixos. A universidade implementou no ano letivo 2017/18 a medida em vários locais do campus e em todas as unidades orgânicas/departamentos, esperando-se um efeito positivo desta medida num futuro próximo.pt
dc.description.abstractAgenda 2030 integrates the 17 objectives of sustainable development (ODS), highlighting education (ODS4) and specifically higher education for the first time. Education is very important for the training of citizens and for a society based on good practices to promote sustainable development. In addition, higher education is of great importance in fulfilling the remaining ODS. The objective of this work was to collect and analyze students' ideas, finalists of a master's degree in engineering (not form a specific area of environment), to improve sustainability at the university. More specifically, it intends to know how students intend to incorporate actions that lead to more sustainability in the university. The research strategy was supported by a qualitative (phenomenological/interpretive) approach. It went through the analysis of 26 texts where students explain the theme: idea to improve sustainability in their university. Next, a content analysis was carried out taking into account the classification of the information obtained in the three aspects of sustainability, environmental, social and economic. The results show a great diversity of "ideas" to improve sustainability at the university, in its three fields, environmental, social and economic. The major focus is on issues related of the environmental nature, such as the collection and separation of waste. The university implemented in 2017/18 school year this procedure at various locations at the Campus and across all organizational units/departments, being expected a positive effect of this measure in the near future.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectSustentabilidadept
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt
dc.subjectUniversidadept
dc.subjectEngenhariapt
dc.subjectEstudantespt
dc.subjectSustainabilitypt
dc.subjectSustainable developmentpt
dc.subjectUniversitypt
dc.subjectEngineeringpt
dc.subjectStudentspt
dc.titleUm estudo sobre “ideias” para melhorar a sustentabilidade na universidade: a perspetiva dos estudantespt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.firstPage263pt
degois.publication.lastPage270pt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleAtas do XIV Congresso da SPCE: Ciências, Culturas e Cidadaniaspt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2019-01-01*
dc.relation.conferenceXIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Ciências, Culturas e Cidadanias, 11-13 de outubro de 2018, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra-
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypeconferenceObject-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-3177-5493-
crisitem.author.orcid0000-0002-3281-6819-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Um estudo sobre ideias para melhorar.pdf371.85 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

145
checked on May 8, 2024

Download(s)

59
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.