Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/100814
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dc.contributor.authorVaquinhas, Irene-
dc.date.accessioned2022-07-13T07:24:52Z-
dc.date.available2022-07-13T07:24:52Z-
dc.date.issued2022-05-
dc.identifier.issn2182-6544pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/100814-
dc.description.abstractNesta comunicação analisam-se alguns aspetos das condições materiais da vida quotidiana da população portuguesa no período da Primeira Grande Guerra e nos anos imediatamente a seguir ao seu temo. Caracterizam-se algumas evoluções mais significativas decorrentes dos impactos económicos e sociais causados pelo conflito: carestia, aumento dos preços, alterações dos regimes alimentares, emergência dos novos pobres e dos novos ricos.... No pós-Guerra a carestia dá lugar à abundância e a uma esfusiante alegria de viver, assistindo-se a mudanças significativas nos padrões do gosto e da beleza feminina, da vida boémia e elegante, expressos, entre outros aspetos, na apropriação da noite, na multiplicação de clubes noturnos e de casinos, em novos consumos, na emergência da garçonne, a “cabelos à Joãozinho” na terminologia portuguesa, símbolo da modernidade e indicador simbólico dos années folles, a qual rompe com o conceito tradicional de feminilidade identificado pelo estereótipo da mãe, esposa e dona-de-casa.pt
dc.description.abstractThis paper analyses certain aspects of the material conditions affecting the everyday life of Portuguese people during and immediately after the First World War. It identifies some of the more important developments resulting from the economic and social impacts of the war, such as shortages, rising prices, changes in diet and the emergence of the new poor and new rich. Subsequently, in the post-war period, scarcity gave way to plenty and an effusive joie de vivre, evident in significant changes in female taste, ideas of beauty and bohemian and elegant lifestyles, reflected in the interest in nightlife, the growing number of nightclubs and casinos, new forms of consumerism and the arrival of the garçonne with bobbed hair, the symbol of modernity and the Roaring Twenties who rejected traditional notions of femininity associated with the stereotype of the wife, mother and homemaker.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCentro e Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrãopt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subject1ª Grande Guerrapt
dc.subjectQuotidianopt
dc.subjectAlta dos preçospt
dc.subjectAnos loucospt
dc.subject.meshFirst World Warpt
dc.subject.meshDaily lifept
dc.subject.meshPrice risespt
dc.subject.meshRoaring Twentiespt
dc.titleQuotidianos sob o impacto da 1ª Grande Guerra: alguns aspetospt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage565pt
degois.publication.lastPage592pt
degois.publication.issue11pt
degois.publication.locationSantarémpt
degois.publication.titleMátria XXIpt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2022-05-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.author.researchunitCHSC – Center for History of Society and Culture-
crisitem.author.orcid0000-0003-1889-165X-
Appears in Collections:I&D CHSC - Artigos em Revistas Nacionais
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