Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100160
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Marcos Antonio Batista da-
dc.date.accessioned2022-05-19T16:00:23Z-
dc.date.available2022-05-19T16:00:23Z-
dc.date.issued2022-01-28-
dc.identifier.issn2358-8853pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/100160-
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo analisar discursos de estudantes universitários autodeclarados negros, de uma universidade pública brasileira, à luz dos estudos das relações étnico-raciais. A coleta de dados qualitativos e a análise dialogará com a teoria de raça e racismo e da análise de discurso de Teun Van Dijk. O método inclui a revisão de literatura de um corpus de textos políticos sobre a temática, a realização de entrevistas que possibilitem a análise por meio de amostras de relatos captados que possibilitem colocar em primeiro plano, debates e posicionamentos frente às demandas e disputas pela reeducação das relações étnico-raciais na universidade. A análise revela ainda que, políticas públicas educacionais tenhma sido implemtadas no campo educacional brasileiro, existe demandas da comunidade acadêmica, em especial de universitários negros, por mundanças de culturas acadêmicas, curriculares e epsitemológicas na universidade.pt
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo analizar los discursos de estudiantes universitarios negros de una universidad pública brasileña, a la luz de estudios sobre relaciones étnicoraciales. La recolección y análisis de datos cualitativos dialogará con la teoría de la raza y el racismo y el análisis del discurso de Teun Van Dijk. El método incluye la revisión bibliográfica de un corpus de textos políticos sobre el tema, realizando entrevistas que posibilitan el análisis a través de muestras de reportes capturados que permiten el primer plano de debates y posiciones sobre las demandas y disputas por la reeducación de las etnias raciales. relaciones en la universidad. El análisis revela que las políticas públicas educativas implementadas en el campo educativo brasileño, hay demandas de la comunidad académica, especialmente de los estudiantes universitarios negros, de cambios en las culturas académicas, curriculares y epistemológicas en la universidad.pt
dc.description.abstractThis article aims to analyze the discourses of black university students from a Brazilian public university, in the light of studies on ethnic-racial relations. The qualitative data collection and analysis will dialogue with the theory of race and racism and the discourse analysis of Teun Van Dijk. The method includes the literature review of a corpus of political texts on the subject, conducting interviews that allow the analysis through samples of captured reports that allow to put in the foreground, debates and positions facing the demands and disputes for the re-education of ethnic-racial relations at the university.The analysis reveals that educational public policies have been implemented in the Brazilian educational field, there are demands from the academic community, especially from black university students, for changes in academic, curricular and epistemological cultures at the university.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grandept
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt
dc.subjectRaçapt
dc.subjectRacismopt
dc.subjectAntirracismopt
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectRazapt
dc.subjectRacismopt
dc.subjectAnti racismopt
dc.subjectPlan de estudiospt
dc.subjectRacept
dc.subjectRacismpt
dc.subjectAnti-racismpt
dc.subjectCurriculumpt
dc.titleDiscursos de universitários frente à reeducação das relações étnico-raciais na universidadept
dc.title.alternativeDiscursos de estudiantes universitarios sobre la reeducación de las relaciones étnico-raciales en la universidadpt
dc.title.alternativeUniversity student speech on the education of ethnicracial relations at the universitypt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage467pt
degois.publication.lastPage488pt
degois.publication.issue2pt
degois.publication.locationRio Grandept
degois.publication.titleDiversidade e Educaçãopt
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.14295/de.v9i2.13489pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.14295/de.v9i2.13489pt
degois.publication.volume9pt
dc.date.embargo2022-01-28*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-2701-0316-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Discursos de universitarios frente a reeducacao.pdf406.42 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

75
checked on Apr 30, 2024

Download(s)

34
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons