Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10316/100026
Title: | Relatório para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Matemática no 3. ciclo do Ensino Básico e do Secundário | Authors: | Ribeiro, Pedro J. Faria | Orientador: | Mamede, Ricardo Nuno Fonseca de Campos Pereira Almeida, Maria Carmina Mendonça Neves |
Issue Date: | Aug-2012 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | O presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito do Mestrado
em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário,
descreve e analisa todas as actividades desenvolvidas durante o
estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária Infanta D. Maria
(Coimbra), ao longo do ano lectivo de 2011/2012, sob a orientação
científica do Professor Doutor Ricardo Mamede e a orientação de estágio
da Professora Maria Carmina Almeida.
O relatório, constituído por quatro capítulos, aborda o conjunto
de actividades desenvolvidas pelo estagiário Pedro J. Faria Ribeiro.
No primeiro capítulo traça-se um perfil das envolventes do trabalho
de estágio, a caracterização da Escola e da turma onde decorreram
as actividades lectivas. O segundo capítulo diz respeito às actividades
de ensino-aprendizagem, nomeadamente, a assistência de aulas,
a prática pedagógica supervisionada e a prática não lectiva. O terceiro
capítulo descreve o conjunto de actividades de intervenção na
escola desenvolvidas pelo Núcleo de estágio de Matemática, ou individualmente,
pelo estagiário. O quarto e último capítulo é dedicado
às conclusões e reflexões. This Internship Report, prepared in order to obtain the Master Degree on Teaching Mathematics, for the third cycle of Elementary and Secondary Education, describes and analyzes all activities during the teaching practice Intern, held at Escola Secundária Infanta D. Maria in Coimbra, throughout the academic year 2011/2012, under the scientific guidance of Professor Doutor Ricardo Mamede and the Trainingship Supervisor Professora Maria Carmina Almeida. The report consists of four chapters and covers the range of activities undertaken by trainee Peter J. Faria Ribeiro. In the first chapter we draw a profile of the surrounding internship work, the characterization of the school and the class where it took school activities. The second chapter concerns the activities of teaching and learning, including the assistance of lessons, supervised teaching practice and non-teaching practice. The third chapter describes the set of intervention activities in the school developed by the stage Nucleus of Mathematics, or individually by the trainee. The fourth and final chapter is devoted to conclusions and reflections. |
Description: | Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Matemática no 3 .Ciclo do ensino básico e do secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | http://hdl.handle.net/10316/100026 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FCTUC Matemática - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pedro Ribeiro Relatório de Estágio.pdf | 67.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
52
checked on Mar 27, 2023
Download(s)
25
checked on Mar 27, 2023
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.