Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99887
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dc.contributor.advisorAlmeida, Aníbal Traça de-
dc.contributor.advisorFerreira, Fernando José Teixeira Estêvão-
dc.contributor.authorFilipe, Luís Miguel Duarte Magalhães-
dc.date.accessioned2022-04-20T10:42:43Z-
dc.date.available2022-04-20T10:42:43Z-
dc.date.issued2012-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99887-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractActualmente, na indústria dos países desenvolvidos, um oitavo (12,5%) dos motores são accionados por variadores electrónicos de velocidade. Neste trabalho, foi investigada a tensão/frequência óptima, que maximiza o rendimento para determinados pontos de carga. Esse estudo foi efectuado nos motores de alto rendimento de indução com gaiola de esquilo, e nos motores de ímanes permanentes com gaiola de esquilo auxiliar para arranque directo. Neste contexto, são apresentadas conclusões baseadas nos resultados experimentais obtidos para três motores de diferentes classes de rendimento, dois de indução (classe IE2 e IE3) e um de ímanes permanentes (classe IE4).pt
dc.description.abstractNowadays, in developed country’s industry, one eight (12,5%) of all motors are driven by variable speed drives. In this work the optimal voltage, which maximizes the performance for several load levels, was investigated for two high efficiency types of motors, induction with squirrel cage rotor and line start permanent magnet. In this context, conclusions are presented based on experimental results, obtained for three different efficiency classed motors, two induction motors (class IE2 and IE3) and one with permanent magnets (class IE4)pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectControlo escalarpt
dc.subjectrendimento máximopt
dc.subjecttensão óptimapt
dc.subjectmotores de ímanes permanentes de arranque directopt
dc.subjectmotores de induçãopt
dc.subjectScalar controlpt
dc.subjectmaximum efficiencypt
dc.subjectoptimum voltagept
dc.subjectline-start permanent magnet motorpt
dc.subjectinduction motorpt
dc.titleDesenvolvimento e ensaio de motores e variadores electrónicos de velocidade de alto rendimentopt
dc.title.alternativeEstudo do nível de tensão que maximiza o rendimento em regime permanente de motores trifásicos de indução e de ímanes permanentes controlados por variadores electrónicos de velocidadept
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2012-02-01*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadorespt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitISR - Institute of Systems and Robotics-
crisitem.advisor.researchunitISR - Institute of Systems and Robotics-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3641-5174-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1823-2892-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Mestrado
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