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Title: Migração de bitola de via estreita para via larga, consequências técnicas e operacionais
Authors: Rodrigues, Fernanda de Jesus Viana Lopes
Orientador: Ferreira, Adelino Jorge Lopes
Issue Date: Jan-2012
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A presente dissertação tem como principal objectivo analisar as consequências técnicas e operacionais que resultam da migração de uma bitola de via métrica para uma de bitola larga (1668 mm). Para esse fim, toma-se como caso de estudo a recente conversão de via métrica em via larga da Linha de Guimarães. Apresenta-se uma breve abordagem sobre as motivações e consequências que podem determinar a escolha de uma bitola. Na sequência, expõe-se a formulação teórica de alguns parâmetros determinantes no dimensionamento de uma via-férrea, evidenciando a importância do parâmetro bitola. Caracteriza-se do ponto de vista técnico a infra-estrutura e referem-se alguns aspectos sobre a operação da linha. Com base nestes elementos e nos registos da geometria da via, obtidos através das medições efectuadas pelo veículo de inspecção de via EM120, procura-se estabelecer relações que possam evidenciar as consequências que resultaram da mudança de bitola. Para isso, procedeu-se à análise de aspectos conceptuais do traçado, nomeadamente características dos elementos geométricos e a sua estrutura sequencial, com base na análise dos desvios dos parâmetros da geometria da via, por comparação com a geometria projectada. Com esta análise, complementada coma a caracterização da infra-estrutura, nomeadamente a nível dos equipamentos instalados, perfil transversal tipo adoptado e procedimentos de execução, identificaram-se aspectos relacionados com o comportamento da via e o impacto na sua manutenção.
This dissertation has as main objective to study the technical and operational consequences that result from the migration of a metric gauge track to a broad gauge track (1668 mm). To this end, we take as a case study the recent conversion of metric gauge a broad gauge track through the Line of Guimarães. It presents a brief overview about the motivations and consequences that may determine the choice of a gauge. Following it is exposed the theoretical formulation of some crucial parameters in the design of a rail, showing the importance of the gauge parameter. It is characterized in terms of technical infrastructure and refer to some aspects of the operation of the line. Based on these elements and records of track geometry, obtained from measurements made by the vehicle inspection via EM120, seeks to establish relationships that can highlight the consequences that resulted from the change of gauge. For this, we proceeded of the analysis of conceptual aspects of the layout, including features of the geometric sequence and structure, based on analysis of the deviations of the parameters of track geometry, compared to the design geometry. With this analysis, complemented by the characterization of the infrastructure, particularly in terms of installed equipment, cross-type profile adopted and implementation procedures, we identified aspects of the behavior of the rail and the impact on its maintenance.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil na especialidade de Urbanismo, Transportes e Vias de Comunicação, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99874
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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