Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97304
Título: Tectónica de Placas: Representações pictóricas e perguntas em manuais de Ciências Naturais e de Geologia Geral do ensino superior
Autor: Faustino, Paula Cristina Alexandre Nogueira
Orientador: Gomes, Celeste dos Santos Romualdo
Palavras-chave: manuais escolares; nível cognitivo; papel funcional; perguntas; representações pictóricas; tectónica de placas; tipologia; cognitive level; functional role; pictorial representations; questions; plate tectonics; textbooks; typology
Data: Jun-2014
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O objectivo principal deste estudo foi analisar as representações pictóricas e perguntas incluídas em dois manuais escolares do 7.º ano de Ciências Naturais e dois de Geologia Geral de introdução no ensino superior, no subtema da Tectónica de Placas. Foi desenvolvido um estudo qualitativo de análise documental através de uma análise de conteúdo em função da tipologia, papel funcional e nível cognitivo das perguntas relacionadas com as representações, apresentadas nos quatro manuais seleccionados. Neste estudo obtiveram-se melhores resultados nos manuais de Geologia Geral, cujas representações implicam níveis de abstracção mais elevados em função da tipologia pela utilização mais frequente de Mapas, Fotografias e Diagramas; e do papel funcional das representações no Nível 2 e Nível 3 e, ainda, um maior número de perguntas relacionadas com as representações nas categorias Aplicar e Analisar. Assim, estes resultados podem indicar condições importantes na promoção de literacia científica no ensino das Ciências.
The main objective of this study was to analyze and compare the prevalence of pictorial representations and questions included in two textbooks 7.º Grade of Natural Sciences and two textbooks of General Geology used in higher education, on the subtheme of Plate Tectonics. A documental and content analysis was done according to the typology, functional role of the pictorial representations and cognitive level of questions relating to representations presented in the four selected textbooks. In these study were obtained better results in the textbooks of General Geology, because representations imply higher levels of abstraction depending on the typology that used more Maps, Photos and Diagrams; a functional role of representations were in Level 2 and Level 3 and also a greater number of questions related to the representations in Categories Apply and analyze; conditions that may be relevant in promoting scientific literacy in science teaching.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Geociências apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/97304
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

108
Visto em 24/abr/2024

Downloads

266
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.