Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97201
Title: Políticas estratégicas e Gestão da Acessibilidade Local – O caso do Pólo III da Universidade de Coimbra
Authors: Reis, Jéssica Margarida Colaço dos
Orientador: Silva, Ana Maria César Bastos
Seco, Álvaro Jorge da Maia
Issue Date: Jul-2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: As necessidades de mobilidade fazem parte do quotidiano de qualquer cidadão, parte da vida social e económica e afetam diretamente o meio ambiente. Deste modo, é de extrema relevância a definição de políticas promotoras de uma mobilidade sustentável, nas suas diferentes vertentes e, especificamente, sensibilizar os cidadãos para esta temática, incluindo-os como parte integrante da solução. Os campus universitários são locais chave no que diz respeito à formação base dos estudantes e onde a introdução de estratégias de mobilidade sustentável se tenderá a repercutir na sensibilização da comunidade académica para a adoção de hábitos de mobilidade responsáveis e conscientes no futuro e, por consequência, na alteração efetiva dos seus comportamentos e padrões de mobilidade. Neste contexto, esta dissertação apresenta estratégias para a promoção de uma mobilidade sustentável em campus universitários, abordando exemplos, condicionantes e potencialidades de medidas já aplicadas em outros campus universitários nacionais e estrangeiros. Em complemento apresenta-se uma proposta de plano de mobilidade para o Pólo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra (Pólo III) localizado em Celas – adjacente aos Hospitais da Universidade de Coimbra e próximos de zonas habitacionais e comerciais – constituindo um cenário de mobilidade particular. O desenvolvimento do plano de mobilidade passou pelo diagnóstico recorrendo a observações locais e a inquéritos diretos dirigidos aos utilizadores. Os métodos utilizados permitiram compreender os padrões de mobilidade da comunidade académica mas também as condições de mobilidade, no acesso e no interior do Pólo III. O diagnóstico permitiu definir os principais problemas de mobilidade atuais e as metas para o futuro, sendo a base para as propostas finais, implementáveis a curto e a médio prazo. O conjunto de soluções propostas integram medidas hard e soft e procuram estimular a utilização de modos suaves e do transporte coletivo, ao mesmo tempo que procuram dissuadir o uso do veículo individual, enquanto solução integrada para promoção de uma mobilidade sustentável
The necessities of mobility partake in the quotidian of every citizen, are a part of social and economic life, and directly affects the environment. Thus, it is important to define policies that promote sustainable mobility, and specifically raise people’s awareness of this issue, by including them in the solution. University campuses are key locations related to Education, and where the insertion of sustainable mobility strategies will possibly be reflected in the re-education of the academic community with the adoption of responsible and conscientious habits throughout the future, and, consequently, in real changes in mobility behaviour. With this in mind, this thesis offers approaches for the promotion of sustainable mobility on university campuses, by presenting examples, constraints, and potential measures already implemented on national and foreign university campuses. As a complementary proposal, it is also presented a mobility plan for the university campus of Health Sciences, University of Coimbra (Pólo III) located in Celas – adjacent to the University Hospital Centre of Coimbra, and near residential and commercial areas – which constitutes a particular scenario for mobility. The development of the mobility plan started with a diagnosis using direct observational assessment, and a user’s interview survey. These methods provided information that allowed the understanding of the academic community mobility patterns, and the conditions of mobility concerning the access to and inside the Pólo III area. The diagnosis helped defining the current main mobility problems, along with future goals, which became the basis of the final proposals presented in this thesis that can be implementable in the short and long-term. The group of proposed solutions incorporate hard and soft measures, and try to stimulate the use of soft transport modes and public transport, while looking to deter the individual vehicle, towards a sustainable mobility.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil na especialidade de Urbanismo, Transportes e Vias de comunicação, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/97201
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
6.pdf3.55 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

71
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

19
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.