Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/9630
Title: Essays on detecting and modelling heterogeneity in microeconometrics
Authors: Murteira, José Maria Ruas 
Orientador: Silva, João Manuel Caravana Santos
Keywords: Modelos econométricos; Microeconometria
Issue Date: 20-Jan-2006
Citation: MURTEIRA, José Maria Ruas - Essays on detecting and modelling heterogeneity in microeconometrics. Coimbra, 2005.
Abstract: A presente dissertação compreende quatro ensaios em Microeconometria, nos quais se aborda o tema da heterogeneidade não observada sob diversas metodologias de modelização e estimação. Parte das especificações propostas é apresentada como modelos de probabilidade de incumprimento, em contexto de credit scoring; pode, naturalmente, estender-se a sua aplicação a outras áreas da Microeconomia. O primeiro ensaio apresenta um teste de heteroscedasticidade no contexto do modelo clássico de regressão. A abordagem proposta baseia-se na diferença entre estatísticas de Wald para restrições paramétricas, nas formas robusta e não robusta à heteroscedasticidade, e corresponde a uma modificação do teste de White (1980), potencialmente mais potente do que este em diversas situações. No capítulo seguinte apresentam-se vários modelos para dados fraccionários. Entre estes, os estimadores QML propostos por Papke e Wooldridge (1996) assumem posição de relevo, com vantagens sobre vários procedimentos usuais. Compara-se a eficiência de ambos estimadores quando a variável dependente resulta do quociente de inteiros observáveis e avalia-se a performance de ambos estimadores em presença de heterogeneidade individual não observada. Verifica-se que o modelo beta-binomial se revela vantajoso para a distribuição da variável dependente, dada a flexibilidade da densidade beta, acomodando diferentes formas de dispersão extra-binomial. A dependência entre observações e/ou a presença de heterogeneidade não observada pode desaconselhar a adopção do modelo binomial. Dada a impossibilidade de identificar ambos factores com dados seccionais, abordam-se, no capítulo quarto, diversos modelos de escolha binária para dados de painel. Sob certas restrições, estes podem encarar-se como extensões dos modelos anteriores para dados de painel. O capítulo quinto visa superar algumas das limitações das abordagens de escolha binária, mediante especificação de um modelo hurdle para dados de contagem de painel. Compara-se o modelo proposto com outras especificações para dados seccionais sob diversos processos geradores de dados, com respeito à sua performance enquanto modelos de classificação de clientes de crédito bancário como incumpridores ou não.
Description: Tese de doutoramento em Economia (Economia Matemática e Modelos Econométricos) apresentada à Fac. de Economia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/9630
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

289
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.