Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95104
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Maria Cristina Petrucci Almeida-
dc.contributor.authorSantos, Erica Tavares Duque-
dc.date.accessioned2021-06-24T22:00:24Z-
dc.date.available2021-06-24T22:00:24Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.date.submitted2021-06-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/95104-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractObjetivo: A presente dissertação consiste num estudo exploratório do acordo entre informadores, inserido no projeto de validação e normalização do BRIEF-2 (Behavior Rating Inventory of Executive Functions – Second Edition) para a população Portuguesa. Pretendeu-se, assim, determinar o grau de acordo entre as três versões do BRIEF-2 (Autorresposta, Pais e Professores) em relação ao funcionamento executivo de jovens com idades dos 6 aos 18 anos. Método: A amostra deste estudo foi de 187 pais e 187 jovens (autorresposta) e de 71 pais, professores e jovens. Resultados: As análises realizadas demonstraram proximidade entre as avaliações dos pais e dos jovens (autorresposta), sendo que apenas na amostra de 187 sujeitos se registaram correlações significativas fracas a moderadas; verificou-se, também, um acordo moderado entre pais e professores; quanto aos resultados das versões de professores e de autorresposta, estes apresentaram-se desiguais e não se verificou nenhuma correlação significativa. Conclusão: À exceção das versões de professores e autorresposta, os dados recolhidos são concordantes com a literatura existente.por
dc.description.abstractObjective: This dissertation consists of an exploratory study of the agreement between informants, inserted in the BRIEF-2 (Behaviour Rating Inventory of Executive Functions - Second Edition) validation and standardisation project for the Portuguese population. Thus, the intention was to determine the level of agreement between the three versions of BRIEF-2 (Self-Report, Parents and Teachers) with regard to the executive functioning of subjects with ages ranging from 6 to 18. Method: The sample analysed in this study was 187 parents and 187 self-report and 71 parents, teachers and self-report. Results: The analysis made showed a proximity between the evaluations of parents and subjects (self-report), and only in the sample of 187 subjects were there significant weak to moderate correlations; there was also a moderate agreement between parents and teachers; as for the results of the versions of teachers and self-report, these were unequal and there was no significant correlation. Conclusion: With the exception of the teachers' and the self-report versions, the collected data is in agreement with the existing literature. . .eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectBRIEF-2por
dc.subjectFunções Executivaspor
dc.subjectAcordopor
dc.subjectValidaçãopor
dc.subjectEstudo Exploratóriopor
dc.subjectBRIEF-2eng
dc.subjectExecutive Functionseng
dc.subjectAgreementeng
dc.subjectValidationeng
dc.subjectExploratory Studyeng
dc.titleContributos para a validação do BRIEF-2 (Behavior Rating Inventory Of Executive Function – Second Edition) para a população portuguesa: Estudo exploratório do acordo entre informadorespor
dc.title.alternativeContributions to the validation of BRIEF-2 (Behaviour Rating Inventory of Executive Function - Second Edition) for the Portuguese population: Exploratory study of the agreement between informantseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleContributos para a validação do BRIEF-2 (Behavior Rating Inventory Of Executive Function – Second Edition) para a população portuguesa: Estudo exploratório do acordo entre informadorespor
dc.date.embargoEndDate2027-02-22-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2027-02-22*
dc.identifier.tid202734854-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Erica Tavares Duque::0000-0002-9187-6993-
uc.degree.classification16-
uc.date.periodoEmbargo2190-
uc.degree.presidentejuriVilar, Maria Manuela Pereira-
uc.degree.elementojuriAlbuquerque, Maria Cristina Petrucci Almeida-
uc.degree.elementojuriMajor, Sofia de Oliveira-
uc.contributor.advisorAlbuquerque, Maria Cristina Petrucci Almeida-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextembargo_20270222-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9055-9673-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Tese_Erica Santos 2021.pdf919.22 kBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show simple item record

Page view(s)

351
checked on Aug 27, 2024

Download(s)

27
checked on Aug 27, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons