Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/949
Title: Avaliação da perturbação pós-stress traumático (PTSD) e suas consequências psicológicas em crianças e adolescentes vítimas de maltrato
Authors: Alberto, Isabel Maria Marques 
Orientador: McIntyre, Maria Teresa Mendonça
Keywords: Avaliação psicológica; Criancas maltratadas; Escala de Ansiedade Manifesta para Crianças Revista (RCMAS); Inventário de Comportamento da Criança para Professores (TRF); Escala de Locus de Controle Interno-Externo(CNS-IS); Escala de Auto-conceito de Piers-Harris para crianças (PHSCSC); Escala de Avaliação da Perturbação Pós-stress Traumático (PTSD); Inventário de Depressão para Crianças (CDI)
Issue Date: 7-Feb-2000
Citation: ALBERTO, Isabel Maria Marques - Avaliação da perturbação pós-stress traumático (PTSD) e suas consequências psicológicas em crianças e adolescentes vítimas de maltrato. Coimbra, 1999.
Abstract: A dissertação de doutoramento intitulada "Avaliação da Perturbação pós-stress Traumático (PTSD) em crianças e adolescentes vítimas de maltrato" estrutura-se em duas partes distintas. A primeira parte, caracteriza-se por uma revisão da literatura e inclui cinco capítulos. No capítulo 1, "Caracterização do maltrato infantil", faz-se uma descrição do maltrato infantil nas suas diferentes formas, bem como as suas consequências nas crianças e adolescentes. Neste capítulo apresentam-se ainda alguns modelos explicativos do maltrato infantil, salientando-se o contributo do modelo ecológico. No capítulo 2, "Abuso sexual, uma forma particular de maltrato infantil", realçam-se as características específicas deste tipo de maltrato. Este capítulo surge igualmente da relevância que o abuso sexual de menores tem assumido a nível da investigação e da literatura. No capítulo 3, "Perturbação pós-stress Traumático (PTSD)", faz-se uma caracterização desta síndroma, apresentando-a como uma das conse-quências centrais do maltrato infantil. No capítulo 4, "Caracterização do maltrato infantil na realidade portuguesa", faz-se uma reflexão sobre a legislação e abordagem legal das situações de maltrato infantil, bem como uma referência sumária a algumas instituições e organismos vocacionados para esta problemática. No capítulo 5, "Processos e estratégias de prevenção e intervenção", salienta-se a importância da prevenção primária e secundária, assim como de implementação de uma intervenção terapêutica superando as desvantagens associadas às intervenções punitivas, ou meramente protectoras. A segunda parte da dissertação, relativa ao estudo empírico, compõe-se de três capítulos: o capítulo 6, "Metodologia", integra a descrição e caracterização da amostra, das variáveis em estudo, das hipóteses e do procedimento, o capítulo 7 sobre os "Instrumentos de avaliação" e o Capítulo 8, referente à apresentação e discussão dos resultados obtidos, tendo como linhas principais de investigação as diferenças entre vítimas de maltrato e do grupo de controle, em função do diagnóstico de PTSD e em função do tipo de maltrato. A tese termina com uma conclusão.
Description: Tese de doutoramento em Psicologia (Avaliação Psicológica) apresentada a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/949
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 5

2,241
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.