Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/946
Title: Investigações no âmbito da aferição nacional do teste das matrizes progressivas coloridas de Raven (M.P.C.R.)
Authors: Simões, Mário Manuel Rodrigues 
Keywords: Avaliação Psicológica
Issue Date: 1995
Abstract: São apresentados vários estudos realizados no contexto da aferição do teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven para a população portuguesa (mais de 3 000 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos de idade). Este trabalho divide-se em duas partes. A Parte Teórica inclui: uma caracterização do teste (história, material, condições de aplicação, indicações) (Cap. I); a discussão geral das interpretações relativas ao conteúdo (o que medem as Matrizes Progressivas de Raven?) (cap. II); a apresentação dos estudos específicos relativos à validade do teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (cap. III), estudos realizados no âmbito da avaliação dinâmica ou interactiva (cap. IV), investigações relativas às estratégias de resposta (cap. V), investigações no âmbito da avaliação neuropsicológica (cap. VI) e estudos no contexto da avaliação computorizada (cap. VII). Na Parte Empírica procede-se à caracterização das amostras (cap. VIII), à apresentação dos estudos psicométricos quer relativos à análise dos itens, no âmbito da teoria clássica dos testes e no domínio da teoria de resposta aos itens (cap. IX), quer relativos à precisão (cap. X) ou à validade (cap. XI). No cap. XII são referidos os estudos normativos (normas por nível etário e por nível escolar, em função do contexto de aplicação individual versus colectivo). O impacto de variáveis como a idade, nível escolar, sexo, região geográfica, residência urbana rural e nível socio-económico é referido no âmbito dos estudos na área do desenvolvimento cognitivo e das diferenças individuais (cap. XIII). A importância da análise das estratégias de resposta é sublinhada no cap. XIV, a partir de um estudo comparativo de crianças com e sem dificuldades escolares.
URI: https://hdl.handle.net/10316/946
Rights: embargoedAccess
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