Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94434
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFestas, Maria Isabel Ferraz-
dc.contributor.authorScorvo, Beatriz Losacco-
dc.date.accessioned2021-04-28T22:00:25Z-
dc.date.available2021-04-28T22:00:25Z-
dc.date.issued2020-07-23-
dc.date.submitted2021-04-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94434-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractThe aim of this report is to describe the work developed through the school year coucerning the curriculum Internship developed in the services of Pedopsiquiatria of the Hospital Pediátrico of Coimbra, in order to abtain the master degree at the Faculty of Psychology and of Sciences of Education of University of Coimbra. Along 6 months, 14 children and youth aged between 7 and 14 years old were accompanied. All of them had school difficulties associated with the inapropriate use of strateges and studying methods, specific learning disabilities and behaviour problems such as hiperactivity disturbance and attention deficit, and opposition and challenge disturbance. Ate the beginning it was made a psyichopedagogical evaluation through tests and according to the results and children’s needs, intervention plans were established focused on their specific difficulties. This support was made throgh reeducation sessions, wich also contributed to the children’s physical, psychic and social-affective development. For a better understanding of the applied instruments, we have made a description of all tests used in the psychopedagogical evaluation, with the explanation of each one’s aplication method and its quotation type. Besides, a description of the programs and methods used in the interventions that allowed the overcome of the difficulties presented by children We, also, presente the creative expression therapeutic groups, in wich we followed 11 children, aged between 5 and 9 years old, with diferente pathologies.eng
dc.description.abstractO presente relatório visa descrever o trabalho desenvolvido ao longo do atual ano letivo, relativamente ao Estágio Curricular realizado no serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Pediátrico de Coimbra, para a obtenção do grau de Mestre pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Ao longo de 6 meses, foram acompanhadas 14 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 5 e os 14 anos, com dificuldades escolares associadas ao uso inapropriado de estratégias e métodos de estudo, a dificuldades específicas de aprendizagem e a problemas comportamentais, tais como perturbação de hiperatividade e défice de atenção e perturbação de oposição e desafio. Inicialmente procedeu-se a uma avaliação psicopedagógica, e conforme os resultados e as necessidades das crianças, foram traçados planos de intervenção focalizados nas suas dificuldades específicas. Este acompanhamento foi realizado através de sessões de reeducação, contribuindo também para desenvolvimento físico, psíquico e sócio afetivo das mesmas. Para uma melhor compreensão dos instrumentos aplicados, realizamos uma descrição de todos os testes utilizados nas avaliações psicopedagógicas, com a explicação do modo de aplicação de cada um e o seu tipo de cotação. E também, uma descrição dos programas e métodos utilizados nas intervenções, que permitiram a superação das dificuldades apresentadas pelas crianças. Além do já referido, referimos os grupos Terapêuticos de Expressão Criativa, na qual acompanhamos 11 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 9 anos, com diferentes tipos de patologias.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectDificuldades de Aprendizagempor
dc.subjectReeducação Pedagógicapor
dc.subjectPsicopedagogiapor
dc.subjectPerturbação de Hiperatividade e Défice de Atençãopor
dc.subjectLearning Difficultieseng
dc.subjectPedagogic Reeducationeng
dc.subjectPsyichopedagogyeng
dc.subjectHyperactivity Disturbance and Attention Deficiteng
dc.titleIntervenção educativa com crianças e jovens do Serviço de Pedopsiquiatriapor
dc.title.alternativeEducational intervention with children and youth from the Pedopsychiatric Serviceeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationHospital Pediátrico de Coimbra-
degois.publication.titleIntervenção educativa com crianças e jovens do Serviço de Pedopsiquiatriapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202710661-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorScorvo, Beatriz Losacco::0000-0003-1493-232X-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriSilva, Maria Helena Lopes Damião-
uc.degree.elementojuriNascimento, Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira-
uc.degree.elementojuriFestas, Maria Isabel Ferraz-
uc.contributor.advisorFestas, Maria Isabel Ferraz-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1720-1488-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Estágio_Beatriz_Scorvo.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

144
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

953
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons