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https://hdl.handle.net/10316/94228
Título: | Identidade pós-convencional e identidade narrativa: apontamentos sobre Ética Contemporânea | Outros títulos: | Identité pos-conventionelle et identité narrative: notes sur l' Éthique Contemporaine | Autor: | Quintanilha, Flavia Renata | Palavras-chave: | Sociedade pós-convencional; Identidade; Consciência moral; Sabedoria Prática; Habermas; Ricoeur | Data: | 16-Jul-2019 | Editora: | Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia | Volume: | VIII | Local de edição ou do evento: | Marília (Brasil) | Resumo: | Habermas, em seu projecto emancipatório – que transita entre Freud e Marx – dedica-
se em criar uma teoria da sociedade que aponte para as patologias da sociedade contemporânea
e que proporcione a emancipação humana através de uma racionalidade alternativa à
racionalidade instrumental, a comunicativa. Tal racionalidade, para o filósofo, manifesta-se pelo
discurso, ou seja, pela argumentação acerca de teorias ou normas práticas através do qual abre-
se aos envolvidos um entendimento e compreensão intersubjectivo. Em sua configuração de
uma teoria social crítica, Habermas se apropria da teoria evolutiva da consciência moral
individual, proposta por Kolberg, e à partir dela desenvolve seu conceito de sociedade pós-
convencional. O actual artigo propõe-se, num primeiro momento, apresentar o conceito
habermasiano de sociedade pós-convencional e sua relação fundamental com a concepção de
identidade, destacando as fragilidades dessa articulação e, num segundo momento tentar um
diálogo entre Habermas e Ricoeur acerca das concepções: consciência moral e sabedoria
prática. Habermas, dans son projet émancipateur - qui se déplace entre Freud et Marx – est dédié à la création d'une théorie de la société qui pointe vers les pathologies de la société contemporaine et qu'apporte l'émancipation humaine par une rationalité alternative à la rationalité instrumentale, communicative. Pour le philosophe, cette rationalité se manifeste à travers le discours, c'est à dire, par l'argumentation sur des théories ou des normes pratiques qui rend accessible aux impliqués l'entendement et la compréhension inter-subjectifs. Chez sa configuration d'une théorie sociale critique, Habermas s'approprie la théorie évolutive de la conscience morale individuelle proposée par Kolberg et, en partant de ce principe, il développe son concept de la société post-conventionelle. Cet article envisage, d'une part, d'introduire le concept habermasien de la société post-conventionelle et sa relation fondamentale avec la conception d'identité, mettant en évidence les faiblesses de cette articulation et, d'autre part, d'essayer un dialogue entre Habermas et Ricoeur à propos des conceptions: conscience morale et sagesse pratique. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/94228 | DOI: | 1984-8900 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | IEF - Artigos em Revistas Internacionais FLUC Secção de Filosofia - Artigos em Revistas Internacionais |
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