Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93401
Title: Explorar a diversidade climática a partir do Google Earth
Other Titles: Exploring climatic diversity based on Google Earth
Authors: Figueiredo, Marcelo Filipe Rodrigues
Orientador: Rodrigues, Albano Augusto Figueiredo
Keywords: Clima; Google Earth; Gráfico Termopluviométrico; Prática Pedagócica Supersisionada; Trabalho de grupo; Climate; Google Earth; Thermopluviometric Chart; Pedagogical Practice; Working group
Issue Date: 4-Oct-2019
Serial title, monograph or event: Explorar a diversidade climática a partir do Google Earth
Place of publication or event: Faculdade de letras da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório de estágio visa apresentar uma reflexão sobre todas as atividades letivas e extraletivas realizadas no âmbito do Estágio Pedagógico Supervisionado, desenvolvido na Escola Secundária Drª Maria Cândida, em Mira, no decurso do ano letivo 2018/2019. Este relatório de estágio, intitulado “Explorar a diversidade climática a partir do Google Earth”, visa também apresentar uma estratégia de ensino, desenvolvida no âmbito do subdomínio “O clima”.Na primeira parte apresenta-se a caraterização da escola e da turma que me esteve afeta durante este ano letivo, assim como a descrição de algumas das atividades realizadas durante o ano de estágio. A segunda parte é constituída por uma reflexão mais teórica e conceptual, associada ao tema da aplicação didática. Na sequência desta reflexão é apresentada a estratégia didática, baseada na realização de trabalho em grupo, onde os alunos construíram os seus próprios gráficos termopluviométricos para posterior exploração no Google Earth. Os objetivos propostos para esta estratégia foram alcançados, uma vez que os alunos construíram sem dificuldade os seus gráficos, efetuando os cálculos necessários e respondendo acertadamente à maioria das perguntas presentes no guião que serviu de apoio à construção dos gráficos termopluviométricos. A avaliação da estratégia após aplicação a uma turma confirma o potencial da ferramenta Google Earth para explorar e consolidar a diversidade climática. Além disso, o uso de materiais produzidos pelos alunos (gráficos) aumentou a motivação destes na exploração destes conteúdos, normalmente assumidos como complexos por eles.
This report aims to present a description about training on Geography teaching, including all the activities carried out along the schoolar year of 2018/2019 at the Drª Maria Cândida Secondary School, in Mira. This report, entitled “Exploring climatic diversity based on Google Earth” also aims to present a strategy to apply in order to explore climatic diversity. The first part presents the characterization of the school, a brief description about the class that was tutored by me during that year, and a description of some of the activities performed during the year. The second part includes a more theoretical discussion, associated with the issue explored in the strategy, which is presented after. Such strategy is based on the work developed by students in small groups, giving them the opportunity to share ideas and collaborate in the construction os a thermopluviometric chart for later exploration in Google Earth. After the application of such strategy, it was possible to confirm that the main objectives were achieved, since the students completed the task without difficulties, performing the necessary calculations and correctly answering most of the questions in the script that supported the construction of thermopluviometric graphs. The evaluation of the strategy, after application, confirms that the use of Google Earth is an adequate tool to explore climactic diversity. Moreover, the use of the charts produced by students promoted higher motivation among students exploring an issue that very often is assumed as complex by them.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93401
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
MarceloFigueiredo_versaofinal.pdf3.97 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

122
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

256
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons