Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93317
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dc.contributor.authorFreitas, Maria Cristina Vieira de-
dc.contributor.authorLeite, Filipa Manuela Ramos Morado-
dc.contributor.authorBorges, Maria Manuel-
dc.contributor.authorMoro Cabero, Manuela-
dc.date.accessioned2021-03-09T17:17:05Z-
dc.date.available2021-03-09T17:17:05Z-
dc.date.issued2019-09-10-
dc.identifier.issn0100-1965-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93317-
dc.description.abstractO estudo enquadra-se nas realidades/virtualidades das ditas sociedades da informação/conhecimento. Realiza-se um mapeamento dos planos de estudos em informação em ciclos vigentes em Portugal e em Espanha, identifica-se, pela análise dos seus conteúdos, a presença dos termos “gestão da informação” e “gestão do conhecimento” e perceciona-se a sua representatividade. A abordagem é qualitativa, com ênfase exploratória e descritiva. A revisão bibliográfica é seletiva. A análise documental ampara-se em documentos oficiais, divulgados na Web e devidamente contrastados. As instituições pertencentes aos sistemas de ensino português e espanhol são identificadas e os planos de estudos e programas de disciplina são examinados. Os resultados indicam incidências/coincidências dos termos em grau e distribuição variáveis, em ambos os países e nos distintos ciclos de estudos observados. Comparativamente, os termos são mais frequentes nos programas de disciplina espanhóis do que nos programas portugueses. O termo “gestão da informação” é o mais frequente em ambos os países, registando-se baixos índices de coincidência dos termos. Conclui-se pela necessidade de, em futuros estudos, aprofundar o rastreio dos conteúdos desses programas, cruzando os resultados com as perceções de estudantes, ingressos e egressos, acerca das reais/virtuais repercussões da inclusão desses temas na sua formação e no seu desempenho profissional.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectGestão da informaçãopt
dc.subjectGestão do Conhecimentopt
dc.subjectPlanos de estudospt
dc.subjectEnsino Superior portuguêspt
dc.subjectEnsino Superior espanholpt
dc.titleEntre realidades e virtualidades: Mapeamento dos termos gestão de informação e gestão do conhecimento em planos de Estudos de Informação em Portugal e em Espanhapt
dc.typearticlept
degois.publication.firstPage165pt
degois.publication.lastPage190pt
degois.publication.issue2pt
degois.publication.locationBrasíliapt
degois.publication.titleCiência da Informaçãopt
dc.date.updated2021-03-05T19:29:29Z-
dc.peerreviewedyespt
degois.publication.volume48pt
dc.description.version821F-CED0-75EA | Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-680659-
dc.date.embargo2019-09-10*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-8849-8792-
crisitem.author.orcid0000-0002-7755-6168-
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Artigos em Revistas Internacionais
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