Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/90770
Title: Movência e Identidade. Abordagens Didáticas de Temas Interculturais e Artísticos a Partir do Conto “George” de Maria Judite de Carvalho
Authors: Simões, Maria João 
Mateus, Rui Afonso 
Keywords: interculturalidade; identidade; estudos interartes; literatura; ensino; Maria Judite de Carvalho
Issue Date: 2019
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Serial title, monograph or event: A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NAS HUMANIDADES
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A partir da interpretação dos sentidos da movência da protagonista do conto “George” de Maria Judite de Carvalho refletir-se-á, primeiramente, sobre a representação de conceitos como o de “morada”, identidade, aculturação e cosmopolitismo. Num segundo momento, ponderar-se-á a motivação para a leitura. Como o público-alvo é o aluno do 12.º ano, poderá apelar-se ao reconhecimento por parte dos alunos a) da construção complexa do sujeito múltiplo; b) da mudança do sujeito ao contactar com a pintura e a cultura do ‘outro’; e c) da movência do migrante. Partindo dos tópicos de conteúdo previstos no programa de Português do 12.º ano, far-se-á uma análise dos aspetos do conto que podem beneficiar de uma leitura feita à luz dessas três noções, sugerindo estratégias didáticas que viabilizem a sua apropriação e destaquem o contributo de uma abordagem intercultural e interartística para a interpretação do texto.
The representation of concepts such as “address”, identity, acculturation and cosmopolitanism will be analysed within the context of the short story “George” by Maria Judite de Carvalho, taking into account the interpretation of the mobility directions of the main character. The strategies to create motivation for reading will also be considered. Considering that the target audience comprises 12th grade student, it is argued that students can be made to realize a) the complex construction of the self and its multiplicity; b) the changes operated on the self when in contact with the art and culture of the ‘other’; and c) the migrant’s mobility. Taking the 12th grade Portuguese syllabus as a starting-point, an analysis of the different aspects of the short story will be presented, in the light of these three notions, and didactic strategies will be suggested to enable understanding of the main concepts and to emphasize the contribution of an intercultural and interartistic approach to the text.
URI: https://hdl.handle.net/10316/90770
DOI: 10.14195/978-989-26-1701-5
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CLP - Livros e Capítulos de Livros
FLUC Secção de Português - Livros e Capítulos de Livros
FLUC Secção de Português - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
2019-Movência e Identidade-MJ Simoes.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

1,102
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

638
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.