Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/903
Title: Ressonância Magnética da Cirrose Hepática: Contributo dos Novos Agentes de Contraste na Avaliação Morfológica e Funcional
Authors: Alves, Luís Filipe Marreiros Caseiro 
Orientador: Ramos, Henrique Vilaça
Keywords: Medicina Interna (Radiologia e Imagiologia)
Issue Date: 1998
Citation: Ressonância Magnética da Cirrose Hepática - Contributo dos Novos Agentes de Contraste na Avaliação Morfológica e Funcional. Coimbra. ed.autor, 1998, 1vol.,234p.
Abstract: A cirrose hepática é uma afecção frequente em Portugal, objecto de investigação imagiológica numa larga maioria dos casos, sobretudo para afirmar ou excluir a existência de complicações de índole neoplásica. O recente aparecimento de novos agentes de contraste superparamagnéticos para Ressonância Magnética ditos hepato-específicos, isto é com fixação electiva nas células do sistema reticulo-endotelial ou nos hepatócitos, constitui um significativo avanço para os estudos hepáticos, uma vez que se sabe que os tumores malignos deste órgão, nomeadamente o carcinoma hepato-celular, são desprovidos de células de Kupffer capazes de fagocitar o contraste contráriamente ao que sucede com o fígado normal, não tumoral. Através da realização de dois estudos (clínico e experimental), a presente Dissertação visou comparar a acuidade da RM hepática na detecção do carcinoma hepato-celular antes e após a injecção de dois contrastes superparamagnéticos de fixação hepática, respectivamente com tropismo para as células do sistema reticulo-endotelial ou para receptores de membrana dos hepatócitos. Foram ainda conduzidos estudos experimentais in vitro e in vivo para a caracterização do efeito de realce de um produto de contraste superparamagnético dirigido aos hepatócitos com várias sequências de impulsos, analisado o seu comportamento imagiológico e capacidade para fornecer informação funcional num modelo de fibrose hepática quimicamente induzida no rato.
URI: https://hdl.handle.net/10316/903
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FMUC Medicina - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 20

688
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.