Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/89609
Title: A perceção do turista internacional face à imagem do destino: um estudo empírico aplicado à cidade de Luanda
Other Titles: THE PERCEPTION OF THE INTERNATIONAL TOURIST FACE THE IMAGE OF DESTINATION: AN EMPIRICAL STUDY APPLIED TO LUANDA CITY
Authors: Van-Dúnem, Telma Vanádia Manuel 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Perceção do turista; Imagem do país; Satisfação com o destino; Luanda; Tourist perception; Image of the country; Satisfaction with the destination; Luanda
Issue Date: 18-Sep-2019
Serial title, monograph or event: A PERCEÇÃO DO TURISTA INTERNACIONAL FACE À IMAGEM DO DESTINO: UM ESTUDO EMPÍRICO APLICADO À CIDADE DE LUANDA
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: Propósito: Essa dissertação tem como objetivo estudar a perceção dos turistas “estrangeiros” face à imagem do destino Luanda. Este estudo visa assim avaliar a satisfação com o destino, bem como testar de forma empírica os construtos que provavelmente podem influenciar na satisfação. Para isso, escolheu-se como antecedentes da satisfação com o destino: o país de origem, identidade do local, distinção ideal, autenticidade, envolvimento duradouro de viagens, assim como as emoções positivas e negativas. Como consequentes escolheu-se o afeto ao lugar, a intenção de revisitar, a intenção de recomendar e a preferência pelo destino. Metodologia: Para analisar as relações acima descritas, optou-se por estudo quantitativo tendo a recolha de dados sido feita através de um inquérito. A análise dos dados estatísticos foi realizada com recurso ao software estatístico IBM SPSS AMOS e baseada no Modelo das Equações Estruturais (MEE). Os resultados deste estudo, baseado numa amostra de 200 turistas. Resultados: Esta pesquisa mostrou que a imagem do país e as emoções positivas e negativas impactam na satisfação do turista em relação ao destino. Foi ainda evidenciado que a satisfação com o destino tem de fato uma influência positiva quer no afeto ao lugar, quer na intenção do turista revisitar e recomendar um destino. Chegou-se ainda à conclusão que a satisfação permite também que o destino seja eleito, pelo turista, como sendo o seu destino preferido.Contribuições práticas: As conclusões deste estudo servem como ferramentas orientadoras que os gestores turísticos devem ter em conta aquando da definição de estratégias. Conclui-se que, para além dos elementos mais materiais do destino, também é importante apostar nos aspetos mais emocionais e simbólicos. Originalidade: Esta dissertação, através da satisfação com o destino, traz pela primeira vez uma análise da perceção que os turistas internacionais têm sobre Luanda. Inova também ao testar pela primeira vez uma relação entre a imagem do país de origem (destino) com a satisfação com o destino.
Purpose: This dissertation objective is to study the perception of the "foreign" tourists in the face of the destination image in a country of risk, as well as to test in an empirical way the constructs that probably can influence satisfaction. In order to do this, we choose as antecedents of destination satisfaction: the country of origin, place identity, optimal distinctiveness, authenticity, enduring travel involvement, as well as positive and negative emotions. As consequents, we´ve chose place attachment, the intention to revisit, the intention to recommend and the preference for destination.Methodology: To analyze the relationships described above, a quantitative study was chosen and the data collection was done through an inquiry. Statistical data analysis was performed using the IBM SPSS AMOS statistical software and based on the Structural Equations Model (MEE). The results of this study are based on a sample of 200 tourists.Results: This research showed that the image of the country and the positive and negative emotions impact on the satisfaction of the tourist. It has also been shown that satisfaction with destination has a positive influence both place attachment and on the intention of the tourist to revisit and recommend a destination. It was also concluded that satisfaction also allows the destination to be chosen by the tourist as their preferred destination.Practical contributions: The conclusions of this study serve as guiding tools that tourism managers must take into account when defining strategies. It is concluded that besides the more material elements of destiny it is also important to focus on the most emotional and symbolic aspects.Originality: This dissertation, through satisfaction with destiny, brings for the first time an analysis of the perception that international tourists have about Luanda. It also innovates by testing for the first time a relationship between the image of the country of origin (destination) and satisfaction with destiny.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/89609
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

110
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

122
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons