Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/89582
Title: Cuidados Paliativos: conhecimento de estudantes de medicina da Universidade de Coimbra
Other Titles: Palliative Care: Medical students' knowledge of the University of Coimbra
Authors: Oliveira, Sofia Morgado 
Orientador: Santiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares
Dourado, Marília Assunção Rodrigues Ferreira
Keywords: Cuidados Paliativos; Conhecimento; Estudantes de Medicina; Educação Médica; Palliative Care; Knowledge; Medical Students; Medical Education
Issue Date: 12-Mar-2019
Serial title, monograph or event: Cuidados Paliativos: conhecimento de estudantes de medicina da Universidade de Coimbra
Place of publication or event: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Abstract: Introdução: Cada vez mais doentes necessitam de cuidados paliativos, por conta do constante envelhecimento da população e do aumento de doenças crónicas. Os futuros médicos têm de estar preparados para cuidarem destes doentes, pelo que é fundamental que desenvolvam competências ao longo do curso. Objetivos: Avaliar o conhecimento sobre cuidados paliativos em estudantes de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Métodos: Foi realizado um estudo observacional e transversal, através da aplicação de um questionário a estudantes de medicina do quinto ano. Os dados recolhidos foram posteriormente analisados no IBM® SPSS® Statistics, versão 20 para Windows®. Resultados: Todos os 186 estudantes inquiridos mostraram saber o que são cuidados paliativos e reconheceram a sua importância. 52,7% afirmaram saber o que é um cuidador informal e 96,8% discordaram de que os cuidados paliativos só podem ser prestados no fim de vida. 88,2% não receberam formação para lidar com doentes terminais ou dependentes de cuidados permanentes e apenas 57,5% dos alunos dizem ter recebido formação para comunicar “más notícias”. 89,8% revelaram não se sentirem capacitados para cuidarem destes doentes e 70,4% assumiram que não eram capazes de comunicar tais notícias. 98,4% asseguraram sentir necessidade de ter mais formação sobre cuidados paliativos. Discussão e conclusão: Verificou-se que os estudantes de medicina do quinto ano sabem o que são cuidados paliativos e que os consideram importantes. No entanto, não se consideram adequadamente preparados para cuidarem de doentes que precisam destes cuidados. Será necessário ponderar o plano de estudos do ensino médico, dada a falta de formação dos estudantes de medicina em cuidados paliativos.
Background: The need for palliative care among patients is increasing because of the aging of the population and the growth of chronic diseases. Future doctors must be prepared to take care of these patients, so it is essential that they develop skills throughout the course. Objectives: To evaluate the knowledge about palliative care in medical students at the Faculty of Medicine of the University of Coimbra. Methods: An observational and cross-sectional study was performed by means of the application of a questionnaire to fifth year medical students. The data collected were subsequently analyzed in IBM® SPSS® Statistics, version 20 for Windows®. Results: All 186 students surveyed showed they knew what palliative care is and recognized its importance. 52.7% reported they knew what an informal caregiver is and 96.8% disagreed that palliative care may only be delivered to terminally ill patients. 88.2% have never had any training on how to deal with palliative care patients and only 57.5% of the students reported they were given some training to communicate "bad news". 89.8% revealed they did not feel able to take care of this type of patients and 70.4% assumed they were not able to communicate such bad news. 98.4% admitted they need to have more training on palliative care. Discussion and conclusion: Fifth year medical school students know what palliative care is and consider it important. Yet, they do not feel adequately trained and ready to take care of patients who need palliative care. A change in the curriculum of medical teaching will be necessary to improve this aspect given the lack of training of medical students in palliative care.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/89582
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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