Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/88839
Title: Sucesso académico e bem-estar subjetivo na transição do ensino superior para o mundo do trabalho
Authors: Mossini, Fábio Emmerich de Souza
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: sucesso académico; sucesso profissional; bem-estar subjetivo; transição para o mundo do trabalho; Academic success; professional success; subjective well-being; transition into the world; Akademischen Erfolg; Beruflichen Erfolg; Subjektiven Wohlstand; der Übergang zur Arbeitswelt
Issue Date: 7-Jan-2020
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este trabalho pretende dar um contributo na compreensão da importância da perceção do sucesso académico e do bem-estar subjetivo dos alunos na transição do Ensino Superior no Brasil para o mundo do trabalho. A investigação no âmbito do presente trabalho organizou-se nos seguintes estudos: um estudo piloto – para avaliar as características psicométricas dos instrumentos; um estudo de transversal – para avaliar as variáveis preditoras do sucesso académico e da perceção de sucesso na carreira; e um estudo longitudinal – para avaliar as mudanças ao nível da perceção do sucesso na carreira e no bem-estar subjetivo na transição do ensino superior para o mundo do trabalho. No estudo piloto participaram 198 alunos, sendo 56% do sexo feminino e 44 do sexo masculino, 83% estavam na faixa dos 19 – 25 anos, 47% estavam na faixa de renda de R$ 3.000 – R$ 6.000 e frequentavam os cursos de Engenharia, Administração e Ciências Contábeis de uma universidade privada do estado de São Paulo, Brasil. Um contributo relevante deste estudo foi a análise da consistência interna e da estrutura fatorial de vários instrumentos no contexto do ensino superior privado no Brasil, designadamente: Escala de Satisfação com a Vida, Escala de Afetos Positivos e Negativos, Big Five Inventory, Escala de Orientações Gerais de Causalidade, Escala de Perceção de Sucesso na Carreira, Escala de Vivências Académicas, Escala de Perceção de Sucesso Académico e Escala de Satisfação com o Trabalho. Os resultados da análise psicométrica revelaram características satisfatórias, com alphas considerados adequados. No estudo transversal participaram 511 alunos, destes 54% do sexo feminino e 46% do sexo masculino, 65% estavam na faixa etária de 19-25 anos, 39% na faixa de renda de R$ 3.000 a R$ 6.000, 71% brancos e a maioria eram da 1ª. geração de universitários de suas famílias, e estudavam no período noturno. Todos os 25 cursos da instituição foram abrangidos pelo presente estudo. O nosso objetivo, com este estudo com alunos finalistas foi investigar a perceção do bem-estar subjetivo do recém graduado, no momento de transição da universidade para o mundo do trabalho, e também identificar os fatores precedentes e concomitantes ao tempo de permanência na universidade que dão sustentação ao sucesso académico e podem vir a ser considerados como preditores do sucesso profissional, na carreira profissional futura. Pretendemos com este estudo, apresentar uma contribuição para a análise, compreensão e valorização da importante fase de transição na vida dos estudantes, os quais, tendo já concluído o curso universitário, estão a iniciar a sua integração no mercado de trabalho. Os resultados obtidos indicaram que os estudantes apresentaram, em média, perceções positivas nas dimensões em estudo, tendo-se verificado algumas diferenças em função de algumas variáveis de natureza sociodemográfica. Também permitiram encontrar relações entre as diferentes dimensões e identificar as variáveis preditoras (motivação, personalidade, bem-estar e sociodemográficas) que contribuíram significativamente para a explicação da conclusão do curso e do sucesso académico dos alunos, sucesso na carreira e bem-estar subjetivo. No estudo longitudinal participaram 265 alunos, no tempo 1 e tempo 2, 56% do sexo feminino e 44% do sexo masculino, 81% com idades compreendidas entre os 19 e os 25 anos, 82% na faixa de renda até R$ 3.000, 73% eram brancos e 73% estavam a trabalhar após a faculdade. Este terceiro estudo permitiu, observar mudanças nos estudantes em dois momentos de avaliação, no final do último ano e um ano após concluírem o curso, ao nível do bemestar subjetivo e da perceção de sucesso na carreira. Os resultados revelaram um decréscimo significativo nas dimensões do bem-estar subjetivo e na dimensão equilíbrio entre vida e trabalho da Escala de Perceção de Sucesso na Carreira. Na parte final da tese, são, ainda, apresentadas e discutidas implicações para a intervenção ao nível do planeamento, aconselhamento e gestão de carreira, assim como limitações e sugestões para investigações futuras.
This paper aims to contribute to the understanding of the importance of students' perception of academic success and subjective well-being in the transition from higher education in Brazil to the world of work. This research was organized in the following studies: a pilot study - to evaluate the psychometric characteristics of the instruments; a cross-sectional study - to assess predictors of academic success and the perception of career success; and a longitudinal study - to assess changes in the perception of career success and subjective well-being in the transition from higher education to the world of work. The pilot study included 198 students in which 56% female and 44% male, 83% were between 19 - 25 years old, 47% had income ranging between R $ 3,000 - R $ 6,000. The pilot study was composed of students who were attending Engineering, Administration and Accounting courses in a private university in the state of São Paulo, Brazil. A relevant contribution of this study was the analysis of the internal consistency and factorial structure of various instruments in the context of private higher education in Brazil, such as: Life Satisfaction Scale, Positive and Negative Affects Scale, Big Five Inventory, Orientation Scale. Of Causality, Career Success Perception Scale, Academic Experience Scale, Academic Success Perception Scale and Work Satisfaction Scale. The results of the psychometric analysis revealed satisfactory characteristics, with alphas considered adequate. The cross-sectional study included 511 students, of which 54% were female and 46% male, 65% were in the age group of 19-25 years, 39% in the income range of R $ 3,000 to R $ 6,000, 71% of them were white. and most were from the 1st. university students of their families; these students studied in the evening period. All the 25 courses of the institution collaborated for this study. Our objective with this study with senior-year students, was to investigate the perception of the subjective well-being of the recent graduate student, at the moment of transition from the university to the world of work; another objective was also to identify the preceded and concomitant factors in relation to the length of stay at the university which underpin academic success and might be regarded as predictors of professional success in the future professional career. With this study, we intend to make a contribution to the analysis, understanding and appreciation of the important transition phase in the students' lives who having already completed the university course, are beginning their integration in the labor market. The results obtained indicated that the students presented on average positive perceptions on the dimensions under study, and some differences were verified due to some sociodemographic variables. They also allowed us to find relationships between the different dimensions and identify the predictor variables (motivation, personality, well-being and sociodemographic) that contributed significantly to the explanation of course completion and students' academic success, career success and subjective well-being. The longitudinal study was composed of two parts which included 265 students. For both parts, 56% of the participants were female and 44% male, 81% aged between 19 to 25 years, 82% of them had an income range up to R $ 3,000, 73% were white and 73% were already working right after graduation. This third study allowed us to observe changes in students’ lives at two assessment points: at the end of the last year as well as one year after graduation, at the level of subjective well-being and the perception of career success. The results revealed a significant decrease in the dimensions of subjective well-being and in the life-work balance dimension of the Career Success Perception Scale. The final part of the thesis also presents and discusses implications for planning, career counseling and management intervention, as well as limitations and suggestions for future research.
Diese Arbeit soll dazu beitragen, die Bedeutung der Wahrnehmung des akademischen Erfolgs und des subjektiven Wohlbefindens der Studenten beim Übergang von der Hochschulbildung in Brasilien in die Arbeitswelt zu verstehen. Diese Forschung wurde in den folgenden Studien organisiert: eine Pilotstudie - um die psychometrischen Eigenschaften der instrumente zu bewerten; eine Querschnittsstudie - um Prädiktoren für den akademischen Erfolg und die Wahrnehmung des Karriereerfolgs zu bewerten; und eine Längsschnittstudie - um Veränderungen in der Wahrnehmung des beruflichen Erfolgs und des subjektiven Wohlbefindens beim Übergang von der Hochschulbildung in die Arbeitswelt zu bewerten. An der Pilotstudie nahmen 198 Studenten teil, von denen 56% weiblich und 44% männlich waren, 83% zwischen 19 und 25 Jahre alt waren und 47% ein Einkommen zwischen 3.000 und 6.000 R $ hatten. Die Pilotstudie bestand aus Studenten, die Kurse in Ingenieurwesen, Verwaltung und Buchhaltung an einer privaten Universität im brasilianischen Bundesstaat São Paulo besuchten. Ein relevanter Beitrag dieser Studie war die Analyse der internen Konsistenz und der faktoriellen Struktur verschiedener instrumente im Kontext der privaten Hochschulbildung in Brasilien, z. B.: Lebenszufriedenheitsskala, Skala für positive und negative Auswirkungen, Big Five-Inventar, Kausalitätsorientierungsskala, der Wahrnehmungsskala für den beruflichen Erfolg, der akademische Erfahrungsskala, der Wahrnehmungsskala für den akademischen Erfolg und der Arbeitszufriedenheitsskala. Die Ergebnisse der psychometrischen Analyse ergaben zufriedenstellende Merkmale, wobei Alphas als angemessen angesehen wurden. Die Querschnittsstudie umfasste 511 Studenten, von denen 54% weiblich und 46% männlich waren, 65% in der Altersgruppe von 19-25 Jahren waren, 39% im Einkommensbereich von R $ 3.000 bis R $ 6.000, 71% von ihnen waren weiß und die meisten gehörten zu der 1. Studentengeneration ihrer Familien. Diese Studenten lernten abends. Alle 25 Kurse der Institution haben an dieser Studie mitgewirkt. Unser Ziel bei dieser Studie mit Studenten war es, die Wahrnehmung des subjektiven Wohlbefindens der studenten zum Zeitpunkt des Übergangs von der Universität in der Arbeitswelt zu untersuchen. Ein weiteres Ziel bestand darin, die vorausgegangenen und begleitenden Faktoren in Bezug auf die Verweildauer an der Universität zu ermitteln, die den akademischen Erfolg stützen und als Prädiktoren für den beruflichen Erfolg in der zukünftigen beruflichen Laufbahn angesehen werden könnten. Mit dieser Studie wollen wir einen Beitrag zur Analyse, zum Verständnis und zur Wertschätzung der wichtigen Übergangsphase im Leben der Studierenden leisten, die das Studium bereits abgeschlossen haben und ihre Integration in den Arbeitsmarkt beginnen. Die erzielten Ergebnisse zeigten, dass die Studierenden im Durchschnitt positive Wahrnehmungen zu den untersuchten Dimensionen zeigten und einige Unterschiede aufgrund einiger soziodemografischer Variablen verifiziert wurden. Sie ermöglichten es uns auch, Beziehungen zwischen den verschiedenen Dimensionen zu finden und die Prädiktorvariablen (Motivation, Persönlichkeit, Wohlbefinden und soziodemografische Faktoren) zu identifizieren, die wesentlich zur Erklärung des Studienabschlusses und des akademischen Erfolgs, des beruflichen Erfolgs und des subjektiven Wohlbefindens der Studenten beitrugen. Die Längsschnittstudie bestand aus zwei Teilen, an denen 265 Studenten teilnahmen. In beiden Teilen waren 56% der Teilnehmer weiblich und 44% männlich, 81% waren zwischen 19 und 25 Jahre alt, 82% hatten eine Einkommensspanne von bis zu R $ 3.000, 73% waren weiß und 73% arbeiteten bereits richtig nach dem Abschluss. Diese dritte Studie ermöglichte es uns, Veränderungen im Leben der Studenten an zwei Bewertungspunkten zu beobachten: am Ende des letzten Jahres sowie ein Jahr nach dem Abschluss, auf der Ebene des subjektiven Wohlbefindens und der Wahrnehmung des beruflichen Erfolgs. Die Ergebnisse zeigten eine signifikante Abnahme der Dimensionen des subjektiven Wohlbefindens und der Life-Work-Balance-Dimension der Wahrnehmungsskala für den beruflichen Erfolg. Im abschließenden Teil der Arbeit werden auch Implikationen für die Planung, Karriereberatung und Managementintervention sowie Einschränkungen und Vorschläge für die zukünftige Forschung vorgestellt und diskutiert.
Description: Tese no âmbito do Programa Inter-universitário de Doutoramento em Psicologia, Especialidade em Psicologia da Educação, da Universidade de Coimbra e da Universidade de Lisboa e apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/88839
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FPCEUC - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

535
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

201
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.