Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/88174
Title: A Figueira da Foz como “lugar de memória” na rota da fuga da Europa ocupada durante a 2ª Grande Guerra (1943-1945). Proposta de itinerário histórico
Authors: Vaquinhas, Irene 
Keywords: Figueira da Foz (Portugal); Refugiados; 2ª Grande Guerra; Turismo Cultural; Itinerário histórico
Issue Date: Nov-2019
Publisher: Instituto Politécnico de Leiria
Serial title, monograph or event: Museologia e Património, Fernando Magalhães; Luciana Ferreira da Costa; Francisca Hernández Hernández; Alan Curcino (Coordenadores)
Volume: 
Place of publication or event: Leiria
Abstract: Neste estudo apresenta-se uma proposta de itinerário histórico tendo por base “lugares da memória” da presença de refugiados da 2ª Grande Guerra na praia da Figueira da Foz, cidade da região centro de Portugal. Esta estância balnear foi um dos locais escolhidos pelo regime salazarista para acolher temporariamente refugiados, enquanto aguardavam pelo dia de embarque para outros países ou continentes. Essa situação ocorre, sobretudo, a partir do verão de 1940 e vem na sequência do agravamento da situação política e social europeia, após a ocupação de França pelas tropas alemãs, causadora de devastação e de deslocações de grandes massas populacionais, sendo a cidade de Lisboa, em Portugal, a porta atlântica para outros continentes, em particular para os Estados Unidos da América. A partir de documentação histórica, bem como de obras memorialistas e literárias procede-se à identificação e ao mapeamento dos lugares onde viveram ou que frequentaram durante a sua permanência na cidade. O percurso traçado, ao articular, os valores intangíveis da história europeia com a história da cidade, da cultura cívica com a valorização do património local afigura-se ter possibilidade de se converter num produto turístico-cultural. Essa conjugação permite, ainda, a sua integração em circuitos culturais transnacionais, no quadro da política regional transfronteiriça da União Europeia, e que têm como objetivo prioritário a libertação da Europa do domínio nazi ou a fuga da Europa ocupada.
URI: https://hdl.handle.net/10316/88174
ISBN: 978-989-8797-36-0
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CHSC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Figueira da Foz como lugar de memória.pdf5.37 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

433
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

945
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.