Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/87826
Título: Evolução e registo fóssil na diversidade da vida - O jogo como estratégia de ensino-aprendizagem
Outros títulos: Evolution and the fossil record in the diversity of life - The the game as a teaching-learning strategy
Autor: Osório, João Paulo Ferreira
Orientador: Abrantes, Isabel Maria de Oliveira
Magalhães, Paulo Manuel
Tonicher, Pedro Miguel Callapez
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Ensino Básico e Secundário; Evolução; Jogo; Registo fóssil; Evolution; Fossil record; Game; Primary and secondary education; Teaching-learning
Data: 30-Set-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Evolução e registo fóssil na diversidade da vida - O jogo como estratégia de ensino-aprendizagem
Local de edição ou do evento: Portugal
Resumo: Este relatório reflete o trabalho realizado na unidade curricular “Estágio pedagógico e relatório” do Mestrado de Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Coimbra e descreve e analisa as estratégias e recursos utilizados no estágio pedagógico realizado na Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra, durante o ano letivo de 2018/2019. A iniciação à prática profissional, que inclui a prática de ensino supervisionado, tem como objetivo a obtenção de competências profissionais de planificação, preparação e leccionamento de aulas, conceção e construção de todos os recursos utilizados, e de interação com o meio escolar. Durante o ano letivo foram lecionados os conteúdos de “Paleontologia” no 7º ano de escolaridade e de “evolução Biológica” numa turma do 11º ano, estando ambos profundamente interligados. Este relatório apresenta-se dividido em três partes que descrevem, respetivamente, os fundamentos teóricos das estratégias pedagógicas utilizadas e dos temas científicos lecionados, as estratégias utilizadas e os recursos criados para a aplicação destas, e a análise dos resultados obtidos, recolhidos por meio de avaliações formativas e sumativas dos alunos. Apesar de terem sido aplicadas várias estratégias pedagógicas, tais como trabalho colaborativo, aprendizagem significativa, atividades práticas e relatórios em formato “Vê” de Gowin, este relatório coloca especial ênfase no jogo como estratégia de ensino-aprendizagem, explorando um pouco mais as suas componentes pedagógicas, como a competitividade e os efeitos na motivação. Os resultados obtidos pelos alunos nas atividades práticas e nos testes diagnósticos, realizados antes e depois das aulas, revelaram que ocorreu aprendizagem dos conteúdos lecionados, tanto no 7º como no 11º ano.
This report reflects the work developed in the curricular unit “Pedagogical Internship and Report” from the Master in Teaching Biology and Geology in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education of the University of Coimbra and describes and analyses the strategies and resources used in the pedagogical internship held at the Secondary School D. Duarte, in Coimbra, during the 2018/2019 school year. The initiation to professional practice, which includes supervised teaching practice, aims to obtain professional skills in planning, preparing and teaching classes, design and construction of all resources used, and interaction with the school environment. During the school year the contents of “Palaeontology” were taught to a 7th grade class and those of “Biological Evolution” to an 11th grade class, both deeply interconnected. This report is divided into three parts, which respectively describe the theoretical foundations of the pedagogical strategies used and the scientific subjects taught, the strategies used and the resources created for their application, and the analysis of obtained results, gathered through formative and summative assessments of students. Although various pedagogical strategies have been applied, such as collaborative work, meaningful learning, hands-on activities and Gowin’s “Vee” format reports, this report places special emphasis on the game itself as a teaching-learning strategy, further exploring its pedagogical components, such as competitiveness and effects on motivation. The results obtained by the students on hands-on activities and diagnostic tests, performed before and after classes, revealed that learning of the contents taught at 7th and 11th grades has occurred.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/87826
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório estágio João Osório Final.pdf18.14 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

289
Visto em 16/abr/2024

Downloads

130
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons