Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87826
Title: Evolução e registo fóssil na diversidade da vida - O jogo como estratégia de ensino-aprendizagem
Other Titles: Evolution and the fossil record in the diversity of life - The the game as a teaching-learning strategy
Authors: Osório, João Paulo Ferreira
Orientador: Abrantes, Isabel Maria de Oliveira
Magalhães, Paulo Manuel
Tonicher, Pedro Miguel Callapez
Keywords: Ensino-aprendizagem; Ensino Básico e Secundário; Evolução; Jogo; Registo fóssil; Evolution; Fossil record; Game; Primary and secondary education; Teaching-learning
Issue Date: 30-Sep-2019
Serial title, monograph or event: Evolução e registo fóssil na diversidade da vida - O jogo como estratégia de ensino-aprendizagem
Place of publication or event: Portugal
Abstract: Este relatório reflete o trabalho realizado na unidade curricular “Estágio pedagógico e relatório” do Mestrado de Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Coimbra e descreve e analisa as estratégias e recursos utilizados no estágio pedagógico realizado na Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra, durante o ano letivo de 2018/2019. A iniciação à prática profissional, que inclui a prática de ensino supervisionado, tem como objetivo a obtenção de competências profissionais de planificação, preparação e leccionamento de aulas, conceção e construção de todos os recursos utilizados, e de interação com o meio escolar. Durante o ano letivo foram lecionados os conteúdos de “Paleontologia” no 7º ano de escolaridade e de “evolução Biológica” numa turma do 11º ano, estando ambos profundamente interligados. Este relatório apresenta-se dividido em três partes que descrevem, respetivamente, os fundamentos teóricos das estratégias pedagógicas utilizadas e dos temas científicos lecionados, as estratégias utilizadas e os recursos criados para a aplicação destas, e a análise dos resultados obtidos, recolhidos por meio de avaliações formativas e sumativas dos alunos. Apesar de terem sido aplicadas várias estratégias pedagógicas, tais como trabalho colaborativo, aprendizagem significativa, atividades práticas e relatórios em formato “Vê” de Gowin, este relatório coloca especial ênfase no jogo como estratégia de ensino-aprendizagem, explorando um pouco mais as suas componentes pedagógicas, como a competitividade e os efeitos na motivação. Os resultados obtidos pelos alunos nas atividades práticas e nos testes diagnósticos, realizados antes e depois das aulas, revelaram que ocorreu aprendizagem dos conteúdos lecionados, tanto no 7º como no 11º ano.
This report reflects the work developed in the curricular unit “Pedagogical Internship and Report” from the Master in Teaching Biology and Geology in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education of the University of Coimbra and describes and analyses the strategies and resources used in the pedagogical internship held at the Secondary School D. Duarte, in Coimbra, during the 2018/2019 school year. The initiation to professional practice, which includes supervised teaching practice, aims to obtain professional skills in planning, preparing and teaching classes, design and construction of all resources used, and interaction with the school environment. During the school year the contents of “Palaeontology” were taught to a 7th grade class and those of “Biological Evolution” to an 11th grade class, both deeply interconnected. This report is divided into three parts, which respectively describe the theoretical foundations of the pedagogical strategies used and the scientific subjects taught, the strategies used and the resources created for their application, and the analysis of obtained results, gathered through formative and summative assessments of students. Although various pedagogical strategies have been applied, such as collaborative work, meaningful learning, hands-on activities and Gowin’s “Vee” format reports, this report places special emphasis on the game itself as a teaching-learning strategy, further exploring its pedagogical components, such as competitiveness and effects on motivation. The results obtained by the students on hands-on activities and diagnostic tests, performed before and after classes, revealed that learning of the contents taught at 7th and 11th grades has occurred.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/87826
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório estágio João Osório Final.pdf18.14 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

289
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

130
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons