Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/87653
Título: Representações dos cuidadores por crianças institucionalizadas: um modelo grounded
Outros títulos: Representations of caregivers by institutionalized children: a Grounded model
Autor: Gonçalves, Vânia
Paixão, Rui 
Couceiro, Ana Paula 
Palavras-chave: Crianças institucionalizadas; Cuidadores institucionais; Centro de acolhimento; Representações; Grounded theory; Institutionalized children; Institutional caregivers; Welfare; Representations; Grounded theory
Data: 2017
Editora: Universidad de A Coruña
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
Volume: Extr.
Número: 5
Resumo: Neste estudo analisam-se as representações que as crianças institucionalizadas constroem sobre os cuidadores secundários. A informação foi recolhida através de entrevistas a oito crianças e os dados analisados de acordo com a Grounded Theory. Os resultados evidenciam seis categorias incluídas na categorial principal (Vinculação suportativa): “Competência emocional”, “Dimensão relacional”, “Aspetos da personalidade”, “Mundo interno”, “Desenvolvimento da autonomia e da diferenciação” e “Regulação emocional”. Estes resultados mostram que as crianças percecionam os cuidadores institucionais como disponíveis, reconhecendo a sua capacidade contentora e afetiva. Estabelecem com eles uma relação que parece funcionar como amortecedor das dificuldades vividas nas famílias de origem.
The present study analyses the mental representations of institutionalized children about their institutional caregivers. The information was collected by the interviews of eight children and data analyzed according to Grounded. The analysis showed six categories (included in the main category "Supportive attachment"): “Emotional competence”, “Relational dimension”, “Aspects of the personality”, “Internal world”, “Development of autonomy and differentiation” and “Emotional regulation”. Results show that children perceive the institutional caregivers as available figures with supportive, protective and affective capacities. This attachment relationship seems operate as a buffer against the difficulties lived by children's in their families.
URI: https://hdl.handle.net/10316/87653
ISSN: 2386-7418
DOI: 10.17979/reipe.2017.0.05.2375
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

328
Visto em 26/mar/2024

Downloads

203
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons