Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87468
Title: Exames nacionais de Biologia em Portugal e no Brasil: o que requerem dos alunos e percepções de professores sobre suas implicações no ensino e na aprendizagem
Authors: Silva, Daisy da
Orientador: Rebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz
Canhoto, Cristina Maria Moreira Monteiro Leal
Keywords: Exame Nacional; ENEM; Competências; Avaliação; Sistema educacional; National High School Examination; Competence; Education System; Assessment
Issue Date: 18-Jul-2019
Abstract: A intervenção dos Ministérios de Educação dos países para garantir a concretização das políticas educacionais como um todo é consensual É também consensual a necessidade de diagnosticar para atuar. Neste contexto, os exames nacionais, também chamados de exames em larga escala (national large-scale assessment), foram introduzidos em muitos países com o objetivo de diagnosticar (melhoria do aprendizado, habilidades cognitivas aprendidas equidade social, dentre outras), para melhorar o sistema educativo. Os Exames Nacionais têm uma grande impacto na vida de alunos, pais e docentes, no processo educativo e nas políticas educacionais. Muitos são os enfoques passíveis de análise quando se refere ao assunto mas, o enfoque a ser desenvolvido nesta pesquisa é totalmente dirigida para o instrumento prova e ao que aí é solicitado ao aluno. Afinal, a elaboração dos instrumentos de avaliação, sejam os realizados em sala de aula ou nos exames de larga escala, deve ser feita com a qualidade pedagógica que assegure funcionalidade instrumental a essas avaliações. Assim sendo, foi objetivo desta tese a análise da relação entre a avaliação em larga escala, as conceções adotadas pelos documentos oficiais e a prática docente, numa perspetiva dos conhecimentos e competências que se deseja desenvolver no ensino da Biologia. Para alcançá-lo, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: a) descrever as competências que cada aluno deve desenvolver (tendo em conta as orientações curriculares dos documentos oficiais de Portugal e Brasil), b) caracterizar as provas dos Exames Nacionais de Portugal e Brasil, c) analisar os conteúdos e as competências presentes nas questões dos Exames Nacionais de ambos os países, d) identificar práticas e estratégias pedagógicas para ensinar e avaliar na disciplina Biologia, tanto em Portugal quanto no Brasil. Pretendeu-se também caracterizar a preocupação dos professores na preparação dos alunos para os Exames Nacionais de seus respectivos países, e analisar as suas percepções sobre o impacto dos Exames Nacionais nas práticas dos docentes. Para alcançar os objetivos pretendidos, o estudo desenvolveu-se em duas fases. A primeira envolveu um estudo empírico documental de análise das questões das provas de Biologia do Exame Nacional em Portugal e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Brasil. A segunda foi feita através de um inquérito por questionário, aplicado a docente do ensino secundário de Portugal e Brasil. Os resultados evidenciam que as provas dos exames em larga escala em Portugal e no Brasil, através de suas questões, não constituem um método de avaliação que outorga a indicação da formação esperada nos documentos oficiais de ambos os países. Também se concluiu que os Exames Nacionais, tanto em Portugal quanto no Brasil, impactam sobre as práticas de ensino e avaliação dos professores da disciplina Biologia
The intervention of the Ministries of Education of the countries to ensure the implementation of education policies as a whole is consensual The need to diagnose to act is also consensual. In this context, assessment national, also called national large-scale assessments, were introduced in many countries to diagnose (improved learning, cognitive skills learned social equity, among others) to improve educational system. The National Examinations have a great impact on the lives of students, parents and teachers in the educational process and educational policies. Many are the approaches that can be analyzed when referring to the subject, but the focus to be developed in this research is totally directed to the test instrument and to what is asked of the student. After all, the elaboration of evaluation instruments, whether in the classroom or in large-scale exams, should be done with the pedagogical quality that assures instrumental functionality to these evaluations. Thus, the objective of this thesis was the analysis of the relationship between large - scale evaluation, the conceptions adopted by the official documents and the teaching practice, in a perspective of the knowledge and skills that one wishes to develop in Biology teaching. To achieve this, the following specific objectives were established: a) to describe the competences that each student must develop (taking into account the curricular guidelines of the official documents of Portugal and Brazil), b) to characterize the assessment National Examinations of Portugal and Brazil, c) to analyze the contents and the competences present in the questions of the National Examinations of both countries, d) identify pedagogical practices and strategies to teach and evaluate in Biology, both in Portugal and in Brazil. It was also intended to characterize the concern of teachers in the reparation of students for the National Examinations of their respective countries, and to analyze their perceptions on the impact of the National Examinations on the practices of the teachers. To achieve the intended objectives, the study was developed in two phases. The first involved an empirical documentary study examining the biology exams of the National Exam in Portugal and the National High School Examination (ENEM) in Brazil. The second one was done through a questionnaire survey, applied to secondary school teachers in Portugal and Brazil. The results show that the tests of large-scale exams in Portugal and Brazil, through their questions, do not constitute an evaluation method that provides the indication of the training expected in the official documents of both countries. It was also concluded that the National Examinations, both in Portugal and in Brazil, have an impact on the teaching and assessment practices of Biology teachers
Description: Tese de Doutoramento em Ensino das Ciências, no ramo de Ensino da Biologia, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/87468
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Exames nacionais de Biologia em Portugal e no Brasil.pdf5.47 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

339
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

22
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.