Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/87277
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dc.contributor.authorSeabra-Santos, Maria João-
dc.contributor.authorAzevedo, Andreia Fernandes-
dc.contributor.authorHomem, Tatiana Carvalho-
dc.contributor.authorSousa, Daniela Sofia-
dc.contributor.authorBaptista, Elsa-
dc.contributor.authorPimentel, Mariana-
dc.contributor.authorMajor, Sofia de Oliveira-
dc.contributor.authorGaspar, Maria Filomena-
dc.date.accessioned2019-07-15T17:06:31Z-
dc.date.available2019-07-15T17:06:31Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn2182-438Xpt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/87277-
dc.description.abstractObjetivo: Compreender o impacto de uma formação breve centrada em estratégias de parentalidade positiva e gestão do comportamento de crianças em idade pré-escolar no aconselhamento realizado por profissionais dos cuidados de saúde primários (CSP). Método: Participaram 152 profissionais (e.g., enfermeiros, médicos, psicólogos) de unidades dos CSP do distrito de Coimbra, numa ação de formação com duração de nove horas. O nível de satisfação com a formação, as estratégias recomendadas aos pais antes e três meses após a formação e a necessidade de formação percecionada foram avaliados através de três Inventários de Autorreflexão e de um Ficha de Avaliação de Satisfação. Resultados: Observaram-se níveis elevados de adesão à formação e de satisfação com os respetivos conteúdos e estratégias de ensino/aprendizagem. Os profissionais reportaram ter passado a aconselhar com mais frequência aos pais as estratégias de parentalidade positiva abordadas na formação e referiram a necessidade de formação adicional. Conclusão: Ações de formação junto de profissionais dos CSP poderão contribuir para preencher uma importante lacuna ao nível da literacia em saúde mental, capacitando estes profissionais de primeira linha para darem uma resposta de maior qualidade e baseada em evidência a questões colocadas pelos pais relativas à gestão do comportamento dos seus filhos.pt
dc.description.abstractAim: To understand the impact of a brief training focused on positive parenting strategies and behavior management of pre-school children. Method: 152 professionals (e.g., nurses, doctors, psychologists) from primary health care units (PHCU) in the district of Coimbra have participated in a nine-hour training course. The level of satisfaction with the training, the strategies recommended to parents before and three months after the training and the perceived need for additional training were assessed through three Self-Reflection Inventories and a Satisfaction Assessment Sheet. Results: There were high levels of adherence to training and satisfaction with its content and teaching/learning strategies. After the training, professionals reported having more frequently recommended positive parenting strategies to parents and mentioned the urge of additional training. Conclusion: Training professionals from PHCU could contribute to filling an important gap in mental health literacy, enabling these first-line professionals to provide a higher quality and evidence-based response to questions raised by parents regarding the management of their children's behavior.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherPsychOpenpt
dc.relationPrograma Iniciativas em Saúde Pública (PT06)pt
dc.relationProjeto 51SM4pt
dc.relation51SM4pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectParentalidade positivapt
dc.subjectCuidados de saúde primáriospt
dc.subjectIdade pré-escolarpt
dc.subjectFormação de profissionaispt
dc.subjectPositive parentingpt
dc.subjectPrimary health care settingspt
dc.subjectPreschoolerspt
dc.subjectTraining of professionalspt
dc.titlePromoção de parentalidade positiva nos cuidados de saúde primários: Formação de profissionaispt
dc.title.alternativePromotion of positive parenting in primary health care settings: Training of professionalspt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage45pt
degois.publication.lastPage59pt
degois.publication.issue1pt
degois.publication.titlePsychology, Community & Healthpt
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.5964/pch.v8i1.257pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.5964/pch.v8i1.257pt
degois.publication.volume8pt
dc.date.embargo2019-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
crisitem.author.deptFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra-
crisitem.author.deptFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra-
crisitem.author.researchunitCognitive and Behavioural Centre for Research and Intervention-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.author.researchunitCentre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversidade de Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0001-5035-0816-
crisitem.author.orcid0000-0001-8328-8617-
crisitem.author.orcid0000-0002-4643-2170-
crisitem.author.orcid0000-0002-6680-9289-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
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