Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/87032
Título: Contemporary research in Educational Psychology
Outros títulos: Pesquisas contemporâneas em Psicologia Educacional
Investigaciones contemporáneas en Psicología Educacional
Autor: Silva, Marcos Antonio Batista da 
Azevedo, Cleomar
Picanço Júnior, Álvaro da Cruz
Salgado, Valter de Lima
Palavras-chave: Educational psychology; Dissertations; Educational processes; Postgraduate studies; Learning; Psicologia educacional; Dissertações; Processos educacionais; Pós-graduação; Aprendizagem; Psicología educativa; Disertaciones; Procesos educativos; Posgraduación; Aprendizaje
Data: Mai-2019
Editora: Universidad Católica del Uruguay
Título da revista, periódico, livro ou evento: Ciencias Psicológicas
Volume: 13
Número: 1
Local de edição ou do evento: Montevideo
Resumo: The objective of this study is to undertake a systematic review of the academic production and theses of a Graduate Program in Educational Psychology in the research area "Educational Processes in the Social and Political Context" of an Educational Center in the State of São Paulo, Brazil. The research was carried out using the databases of the portal of the Program and the portal of Capes - Catalog of Theses and Dissertations, from 2008 to 2016. 143 studies were encountered and 56 were selected for analysis of the proposed research area. In this way, we elaborated an overview of the research carried out with respect to the number of productions, topics, subtopics, keywords and theoretical-methodological contributions. The realization of this systematic review allowed for a panorama that determined that the majority of academic studies in the educational field are anchored in cultural-historical theory and social representations. We observed a hegemony of qualitative research, with references to Educational Psychology and human development, but no discussion of inequalities in education with respect to ethnic-racial issues.
Esse estudo objetivou realizar uma revisão de bibliografia sistemática da produção acadêmica, dissertações, de um Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional, da linha de pesquisa “Processos educacionais no contexto social e político”, de um Centro Educacional no Estado de São Paulo, Brasil. A pesquisa foi realizada nas bases do Portal do referido Programa, e Portal da Capes - Catálogo de Teses e Dissertações, no período de 2008 a 2016. Foram encontrados 143 estudos, sendo 56 selecionados para análise da linha de pesquisa proposta. Desse modo, elaboramos um panorama a respeito das pesquisas realizadas no que tange ao número de produções, temas, subtemas, palavras-chave e aportes teórico-metodológicos. A realização dessa revisão sistemática possibilitou a obtenção de um panorama que identificou que a maioria das produções no campo educacional é ancorada pela teoria histórico-cultural e das representações sociais. Verificamos uma hegemonia da pesquisa qualitativa com referências à Psicologia educacional e do desenvolvimento humano, porém sem discussões sobre desigualdades educacionais no que tange à temática étnico-racial.
Este estudio tuvo como objetivo realizar una revisión de bibliografía sistemática de la producción académica y disertaciones de un Programa de Postgrado en Psicología Educativa, de la línea de investigación "Procesos educativos en el contexto social y político", de un Centro Educativo en el Estado de São Paulo, Brasil. La investigación fue realizada en las bases del Portal de dicho Programa y Portal de la Capes - Catálogo de Tesis y Disertaciones, en el período de 2008 a 2016. Se encontraron 143 estudios, siendo 56 seleccionados para el análisis de la línea de investigación propuesta. De ese modo, elaboramos un panorama sobre las investigaciones realizadas en lo que se refiere al número de producciones, temas, subtemas, palabras clave y aportes teórico-metodológicos. La realización de esa revisión sistemática posibilitó la obtención de un panorama que identificó que la mayoría de las producciones en el campo educativo están ancladas por la teoría histórico-cultural y las representaciones sociales. Verificamos una hegemonía de la investigación cualitativa con referencias a la Psicología educativa y del desarrollo humano, pero sin discusiones sobre desigualdades educativas en lo que se refiere a la temática étnico-racial.
URI: https://hdl.handle.net/10316/87032
ISSN: 1688-4094
1688-4221
DOI: 10.22235/cp.v13i1.1811
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Contemporary research in Educational Psychology.pdf226.99 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

222
Visto em 16/abr/2024

Downloads

98
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons