Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86790
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
dc.contributor.authorFernandes, Ana Rita Araújo-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:44:37Z-
dc.date.available2019-04-17T22:44:37Z-
dc.date.issued2018-06-29-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86790-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico visa a aquisição e a aplicação de uma panóplia de saberes, tanto profissionais como pessoais, que vêm complementar aqueles anteriormente recolhidos nos anteriores anos de formação. Estes saberes são o suporte do ingresso numa carreira como docente, cujo papel passa por criar um clima benéfico à aprendizagem, levando em consideração um planeamento apropriado, uma realização positiva e eficaz, bem como uma boa reflexão e avaliação das suas práticas ao longo das aulas lecionadas. O presente documento representa o Relatório Final do Estágio Pedagógico concretizado na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Prof. Dr. Ferrer Correia, no ano letivo de 2017/2018. Neste documento será dado principal ênfase à reflexão das atividades que foram desenvolvidas no âmbito da intervenção pedagógica, seguida da exposição e partilha de experiências vividas pelo núcleo de estágio, retratando a nossa transição de alunos para professores estagiários em contexto real. Este documento encontra-se dividido em três partes distintas: a contextualização da prática pedagógica, referenciando neste ponto alguns dos aspetos fulcrais à prática desenvolvida; a análise reflexiva da prática pedagógica, onde descrevemos e analisamos diversos momentos desta prática; e o aprofundamento do tema-problema, onde será enfatizado o impacto que a diferenciação pedagógica ao longo das aulas de Educação Física tem nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos, considerando diversas características apresentadas pelos alunos ao longo das Unidades Didáticas lecionadas neste ano letivo.por
dc.description.abstractThe Teacher Training aims at the acquisition and application of a wide range of knowledge, both professional and personal, that complement those previously collected in the previous years of formation. This knowledge supports a career as a teacher whose role is to create a beneficial climate for learning, taking into account appropriate planning, positive and effective achievement, as well as a good reflection and evaluation of their practices throughout the lessons taught. This document represents the Final Report of the Teacher Training concretized in Escola Básica e Integrada com Jardim de Infância Prof. Dr. Ferrer Correia, in the academic year 2017/2018. In this document, emphasis will be given to the reflection on the activities that were developed in the scope of the pedagogical intervention, followed by the exposition and sharing of experiences lived by the internship group, depicting our transition from students to trainee teachers in real context. This document is divided in three distinct moments: the contextualization of the pedagogical practice, referencing in this point some of the key aspects to the developed practice; the reflexive analysis of the pedagogical practice, where we describe and analyze several moments of this practice; and the deepening of the problem theme, where it will be emphasized the impact that the pedagogical differentiation throughout the Physical Education classes has on the Basic Psychological Needs of the students, considering several characteristics presented by the students along the Didactic Units taught in this school year.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectDiferenciação Pedagógicapor
dc.subjectNecessidades Psicológicas Básicaspor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectPedagogical Differentiationeng
dc.subjectBasic Psychological Needseng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA COM JARDIM DE INFÂNCIA PROF. DR. FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA 8ºF NO ANO LETIVO 2017/2018 O impacto da diferenciação pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunospor
dc.title.alternativeThe impact of pedagogical differentiation on students' Basic Psychological Needseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA COM JARDIM DE INFÂNCIA PROF. DR. FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA 8ºF NO ANO LETIVO 2017/2018 O impacto da diferenciação pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunospor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202218880-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFernandes, Ana Rita Araújo::0000-0003-3172-651X-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMassart, Alain Guy Marie-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Marco António Correia-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Est1718_AnaFernandes.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

413
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

515
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons