Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86789
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
dc.contributor.authorSimões, Flávio Alexandre Carvalho-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:44:36Z-
dc.date.available2019-04-17T22:44:36Z-
dc.date.issued2018-06-27-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86789-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractA realização do presente relatório final de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Relatório de Estágio inserida no 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O estágio pedagógico decorreu ao longo do ano letivo 2017/2018, na Escola Secundária da Lousã junto da turma do 8º D.Neste documento são relatadas de uma forma critica as vivências, tarefas desenvolvidas em diferentes âmbitos e o progresso realizado ao longo do ano. Inicialmente é feita a análise reflexiva relativamente à prática pedagógica tanto a nível do planeamento como da realização.Para finalizar, é feita a apresentação do aprofundamento do tema problema em que se pretende perceber quais as principais motivações para a prática desportiva e para a ausência de prática desportiva (fora do contexto escolar) e analisar possíveis diferenças entre os escalões etários e o género dos alunos. Nestes estudos foram utilizados como instrumentos o QMAD (Serpa e Frias) e o IMAAD (Pereira e Raposo), sendo estes aplicados 103 estudantes da Escola Secundária da Lousã com idades compreendidas entre os 13 e 19 anos.Quanto aos resultados, verificamos que de um modo geral os principais fatores apontados para a realização de prática desportiva estão relacionados com a “Forma Física” enquanto que relativamente às motivações para a ausência de prática desportiva os fatores estão relacionados com a “Falta de tempo”.A análises fatorial demonstra a existência de diferenças estatisticamente significativas nas variáveis género e idade em diversos fatores relativos à existência ou ausência de prática desportiva.por
dc.description.abstractThis report is inserted in the curricular unit of “Teacher Training” of 2nd year of the Master in Teaching Physical Education in and Elementary and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education from University of Coimbra.The internship was comprehended between the year of 2017/18 at Escola Secundária da Lousã, with the eight graders, class D.In this report, we will critically analyse the life experiences, tasks developed within different environments, as well as the progress of each, along the year. At first it is done a reflective review concerning the planning and the performance relatively to the pedagogical practice.In conclusion, we will present an in-depth study of “what makes students want to practice sports and what doesn’t” (outside of the school environment), as well as to analyse the differences between the age range/groups and students gender.In these studies, QMAD (Serpa and Frias) and IMAAD (Pereira and Raposo) were used as instruments, being those applied to 103 students from Escola Secundária da Lousã, ages between 13 and 19.We found that, in general, the main factors pointed by the students to the sport’s practice are related to the “Physical Condition”, while, the main motivations for the absence of the sport’s practice are related to the “Lack of time”.The factorial analysis demonstrates the existence of statistically significant differences in gender and age variables, several factors were related to the existence or absence of sports practice.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectPrática Desportivapor
dc.subjectInternship’s Reporteng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectSports Practiceeng
dc.titleRelatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 8ºD , no ano letivo de 2017/2018por
dc.title.alternativeTEACHER TRAINING'S REPORT DEVELOPED AT ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, WITH THE EIGHT GRADERS, CLASS D, BETWEEN THE YEAR OF 2017/2018eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 8º D, NO ANO LETIVO DE 2017/2018por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202219534-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSimões, Flávio Alexandre Carvalho::0000-0002-6645-940X-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriAbreu, Antero Filipe Rocha-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.degree.elementojuriLuzio, Rui Pedro Pereira-
uc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1718_Flávio_Simões.pdf925.3 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons