Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/86642
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES JUNTO DA TURMA A DO 12º ANO NO ANO LETIVO DE 2017/2018
Other Titles: Teacher Training Report developed at Secondary School Quinta das Flores, with the 12th grade - A in 2017/2018
Authors: Simões, Sthephany Nina 
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Reflexão; Atividades Extracurriculares; Rendimento Académico; Teacher Training; Physical Education; Reflection; Extracurricular Activities; Academic Performance
Issue Date: 26-Jun-2018
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES JUNTO DA TURMA A DO 12º ANO NO ANO LETIVO DE 2017/2018
Place of publication or event: Faculdade Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: A elaboração do Relatório de Estágio simboliza o fim de uma etapa académica. O presente documento invoca o produto da reflexão de uma professora estagiária e do seu professor coordenador que se moldaram a um determinado contexto, com o propósito de serem Professores de Educação Física. Tudo o que este documento descreve vai ao encontro das experiências vividas ao longo do Estágio Pedagógico (EP). A informação mais relevante está dividida em quatro grandes áreas: área 1- atividades de ensino aprendizagem; área 2- atividades de organização e gestão escolar; área 3 - projeto e parcerias educativas e por fim, a área 4 - atitude ético-profissional. É ainda exposto, o nosso aprofundamento do tema problema, onde é realizado um estudo que tem como principal objetivo verificar se as atividades extracurriculares influenciam o rendimento académico dos alunos.Este estágio permitiu-me evoluir enquanto ser humano e enquanto profissional. Esta formação inicial propiciou-me diversas vivências que me marcaram e que me vão marcar para sempre. O Estágio Pedagógico foi uma etapa de aprendizagem fundamental para a nossa formação enquanto professores, tendo sido uma experiência de grande cumplicidade e partilha pedagógica, que não incidiu apenas na lecionação das aulas, mas também englobou a capacidade de gerir e refletir processos, através da análise crítica de diversos fatores que permitissem tomar decisões mais coerentes de acordo com os objetivos propostos. A postura que se foi alterando devido ao aumento de responsabilidade que ao longo do tempo se fazia sentir, levou a que me sentisse uma verdadeira professora. Este novo ciclo articula o fim da vida académica e o início da vida profissional.
The preparation of the Internship Report symbolizes the end of an academic stage.The present document invokes the product of the reflection of a period of internship as physical education teacher as well her coordinating teacher who have been molded to a certain context, in order to be Physical Education Teachers.Everything this document describes is in line with the experiences that we have experienced throughout the teacher training, during the last academic year. The most important information is split in four main areas: area 1) teaching learning activities; 2) area 2 - school organization and management activities; 3) area 3 -project and educational partnerships; 4) area 4 - ethical-professional attitude.It is also presented our deepening study whose main objective was to verify if the extracurricular activities influence the academic performance of the students.This internship allowed me to evolve as a human being and as well as professional.The Educational Placement was an essential learning experience adding to our training as teachers. The EP proved to be an experience of great complicity and educational sharing which does not only involve teaching the pupils but also encompasses the ability to manage and reflect processes using critical analysis of several factors that allow for more coherent decision making in accordance with the established goals.This initial training has provided me many experiences that have marked me and that I will mark forever.The posture that was changing due to the increase of responsibility that over time made itself felt, led me to feel like a true teacher.This new cycle articulates the end of academic life and the beginning of professional life.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/86642
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1718_Sthephany_Simões.pdf4.23 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

306
checked on Jan 14, 2020

Download(s)

280
checked on Jan 14, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons