Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86624
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma 12ºC no ano letivo 2017/2018
Other Titles: TEACHER TRAINING' REPORT DEVELOPED IN ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES WITH THE 12ºC CLASS IN THE 2017/2018 SCHOOL YEAR
Authors: Ramos, Gabriel José Chavez 
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Aptidão Física; Reflexão; Physical Education; Teacher Training; Physical Aptitude; Reflection
Issue Date: 26-Jun-2018
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES JUNTO DA TURMA 12ºC NO ANO LETIVO 2017/2018
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: Este documento surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS) da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico (EP) trata-se assim de uma experiência, em contexto real, onde são aplicados todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de formação, desde o inicio da Licenciatura em Ciências do Desporto até ao MEEFEBS. Este Relatório encontra-se dividido em 5 capítulos. O primeiro capítulo será composto pela introdução do presente documento. No segundo capítulo será realizada uma contextualização da prática pedagógica onde estarão presentes as expectativas iniciais, a caracterização do meio escolar, do Grupo de Educação Física e caracterização da turma na qual foram lecionadas as aulas durante o EP. No terceiro consta uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, neste capítulo serão refletidos vários pontos como o planeamento, a curto, médio e longo prazo, a realização do processo de ensino-aprendizagem, refletindo sobre as várias dimensões de intervenção pedagógica e a avaliação, refletindo sobre os vários momentos de avaliação. No quarto capítulo será feita a abordagem do tema-problema, tentando perceber a influência da aula de Educação Física (EF) e de um treino de Condição Física na Aptidão Física dos alunos, analisando os dados e comparando com os valores de referência de cada teste. O quinto e último capítulo será a conclusão onde será feita uma reflexão final sobre o EP e as maiores dificuldades sentidas ao longo do percurso.
This document emerges within a Master’s Degree in the Teaching of Physical Education at Basic and Secondary High School by the Faculty of Sports Sciences and Physical Education in the University of Coimbra. The Teacher Training is an experience, in real context, where all the knowledge acquired throughout the academic education since the graduation in Sports Sciences until the Master’s Degree in Teaching, is applied. This report tis divided in 5 chapters. In the first chapter will be the introduction of the present document. In the second chapter will be presented the contextualization of the pedagogical practice that englobes the initial expectations of the internship, the characterization of the school environment, the characterization of the Physical Education Group and the characterization of the class in which the classes were taught during the Teacher Training. In the third chapter is made a reflexive analysis about the pedagogical practice, in this chapter will be treated different points such as the planning in its short, middle, and long terms, the conceiving of the planning thinking over the different dimensions of the pedagogical intervention and the evaluation and its different moments. In the fourth chapter a deeping topic approach will be made to understand the influence of the Physical Education class and of a Physical Condition Training have in the Physical Aptitude of the students, analyzing the data and comparing with the reference values of each test. The fifth and last chapter will be the conclusion where a reflection will be made about the Teacher Training and the greater difficulties experienced through this year.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/86624
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1718_Gabriel_Ramos.pdf3.39 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

363
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

334
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons