Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86598
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2017/2018
Other Titles: TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED IN ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO IN THE ACADEMIC YEAR OF 2017/2018
Authors: Fonseca, Ana Maria Bica 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Reflexão; Intervenção pedagógica; Processo de ensino-aprendizagem; Teacher Training; Physical Education; Reflexion; Pedagogic intervention; Teaching-learning process
Issue Date: 2-Jul-2018
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO NO ANO LETIVO DE 2017/2018
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Estágio Pedagógico, enquanto disciplina promotora da integração e consolidação de conhecimentos teóricos em contexto de prática real, representa uma etapa conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. A presente etapa foi desenvolvida na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma F do 10º ano de escolaridade do Curso de Ciências e Tecnologias, no decorrer do ano letivo 2017/2018. Sendo esta uma etapa de elevada intensidade de aprendizagem e especificidade, o presente documento, intitulado de “Relatório de Estágio Pedagógico”, visa uma reflexão crítica, estruturada e fundamentada relativamente a todo o percurso desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico. Desta forma, pretende-se descrever todas as vivências, experiências e aprendizagens desenvolvidas e adquiridas no decorrer deste período, previsto como um momento em que todas as competências e saberes teóricos conseguidas ao longo de toda a formação académica são aplicados num contexto escolar real, potenciando o sucesso e progresso do indivíduo enquanto futuro profissional de Educação Física. Neste sentido, no decorrer deste documento serão apresentados três capítulos, referentes à contextualização da prática desenvolvida, à análise reflexiva da prática pedagógica e à apresentação do aprofundamento do tema-problema. Assim, no primeiro capítulo serão apresentadas as expetativas iniciais e a caraterização do contexto. No segundo, o documento apresenta-se subdividido em quatro grandes áreas: 1) as atividades de ensino aprendizagem respeitantes a todo o processo de planeamento, realização e avaliação; 2) as atividades de organização e gestão escolar; 3) os projetos e parcerias educativas e 4) a atitude ética e profissional. Por fim, no último capítulo apresentar-se-á um estudo caso desenvolvido no decorrer do aluno letivo.
As a subject which promotes the inclusion and consolidation of theoretical knowledge in a real practical context, the Teacher Training represents a final stage of the Master programme in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School, offered by the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The present stage was developed in Escola Secundária de Avelar Brotero and accompanied the 10ºF class, part of the Science and Technology Course, during the 2017/2018 school year. Since this stage requires a high learning and specific intensity, the present paper, titled “Relatório de Estágio Pedagógico” (“Teacher Training Report”), aims to offer a critical reflection, structured and sustained in the course carried out through the pedagogic training. Therefore, it is intended to describe all experiences and learning acquired during this period, considered a moment in which all of the skills and theoretical knowledge obtained throughout the academic course are applied in a real school setting, enhancing the success and progress of the individual as a future Physical Education professional. In this regard, this paper will present three chapters, alluding to the contextualization of the developed practise, the reflexive analysis of the pedagogic practise and the presentation of the further development of the topic. Thereby, the first chapter presents the initial expectations and the characterization of the context. The second is divided in four major areas: 1) the teaching-learning scenarios related to the entire planning, execution and evaluation process; 2) the school management and planning activities; 3) the projects and educational partnerships and 4) the ethical and professional approach. Lastly, the final chapter will present a study case developed during the school year.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/86598
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estag1718_Ana_Fonseca.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

939
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

447
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons