Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/86589
Título: Youtubers Endorsements - O comportamento do consumidor face às recomendações do youtuber
Outros títulos: Youtubers Endorsements - Consumer´s behavior due to youtuber´s recommendations
Autor: Lima, Maria Helena Magalhães Novais de 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Palavras-chave: influência; Youtubers; marcas; atrativo; consumidor; influence; Youtubers; brands; atractive; consumer
Data: 25-Fev-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Youtubers Endorsements - O comportamento do consumidor face às recomendações do youtuber
Local de edição ou do evento: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Resumo: Esta investigação tem com objetivo estudar a ligação entre os Youtubers e asmarcas, dando a compreender o impacto que estes têm na sociedade, no subscritor e noconsumidor. O comportamento das marcas e dos seus divulgadores permite analisar opercurso do consumidor, sendo esta uma variável fundamental para compreender quais ascaraterísticas que o levam a comprar. Para fundamentar este estudo e analisar essaconexão, foi feito um questionário online.É realizado um questionário qualitativo e quantitativo, a 357 pessoas, quecompreende perguntas abertas e fechadas. É avaliada a influência que os Youtubers têmno consumidor, nos seguintes tópicos: procura das escolhas destes comunicadores;características que levam à compra; tipos de produtos que procuram. Com isto, pretendeseconfirmar um modelo conceptual, criado à partida, onde todas as variáveis demonstramser importantes e se relacionam entre si.Conclui-se que o modelo conceptual se afasta do modelo obtido, demonstrandoque o inquirido não tem em conta todas as variáveis presentes nesta investigação. Asvariáveis que mais de destacam para os inquiridos, em relação à influência do Youtuber noato da compra, são a congruência do Youtuber com a marca e o efeito parassocial.O estudo deste tema é relevante pois o crescimento tecnológico alterou o modocomo as empresas se relacionam com os seus clientes (Ji Wu, Kang Xie, Jinghua Xiao eJianhui Xie, 2018). Há uma preocupação evidente em procurar novas formas de divulgação.Por ser extremamente atual e continuar a ser atualizada a cada minuto, supõe-se que estainvestigação estará, dentro de alguns anos por exemplo, vastamente aprofundada. Nestemomento, este estudo é apoiado em diversas referências bibliográficas que tornaram apesquisa mais interessante e coesa.
The main goal of this research is to study the connection between Youtubers andbrands, giving an undestanding of the impact they have on society, on the subscriber andon the consumer. The behavior of brands and their promoters allow us to analyze theconsumer’s path, which is a fundamental variable to understand the characteristics thatlead him to buy. In order to substantiate this study and analyze this connection, na onlinequestionnaire was created.A qualitative and quantitative questionnaire was carried out, to 357 people, whichincludes open and closed questions. The influence that Youtubers have on the consume risevaluated in the following topics: search of the choices of the communicators;characteristics that lead to purchase; types of products they are looking for. Having this inmind, there’s an intention to confirm the conceptual model, created in first place, whereall variables prove to be importante and related to each other.It is conclued that the conceptual model departs from the obtained model,demonstrating that the respondente does not take into account all the variables present inthis investigation. The variables that most emphasize to the respondentes, in relation tothe influence of Youtuber in the act of purchase, are Youtuber’s congruence with the brandand the parasocial effect.The study of this theme is relevant as technological evolution has changed the waycompanies relate to their customers (Ji Wu, Kang Xie, Xiao Jinghua and Jjanhui Xie, 2018).There is a clear concern in looking for new ways of divulgation. Being extremely currentand continuing to be updated every minute, it is assumed that this research will be, in afew years for exemple, vastly deeper. At the moment, this study is supported by severalbibliographiical references that have made the research more interesting and cohesive.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/86589
Direitos: openAccess
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