Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86482
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºE NO ANO LETIVO DE 2017/2018 O impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Pscicológicas Básicas e no Autoconceito dos alunos.
Other Titles: The impact of Mixed-Ability Grouping on Basic Psychological Needs and Self-concept.
Authors: Pereira, Ricardo Curto 
Orientador: Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues
Keywords: Estágio Pedagógico; Ensino-aprendizagem; Diferenciação Pedagógica; Necessidades Psicológicas Básicas; Autoconceito; Teacher Training; Physical Education; Pedagogical Practice; Teaching-learning; Mixed-Ability Grouping
Issue Date: 29-Jun-2018
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºE NO ANO LETIVO DE 2017/2018 O impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Pscicológicas Básicas e no Autoconceito dos alunos.
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Estágio Pedagógico representa a etapa final da nossa formação académica em Educação Física, do qual deveremos retirar o máximo de aprendizagens e experiências possíveis, refletindo sobre elas, para posteriormente melhorar o processo de ensino-aprendizagem. O presente documento representa o Relatório Final de Estágio, inserido no âmbito da unidade curricular de Relatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O estágio pedagógico foi desenvolvido na Escola Básica e Integrada Prof. Dr. Ferrer Correia, no ano letivo de 2017/2018, com a turma E do 8º ano de escolaridade. Neste documento constam as experiências vividas durante do processo de formação pedagógica. O relatório divide-se em três capítulos distintos: no primeiro capítulo descrevemos a contextualização da prática pedagógica desenvolvida, onde são abordadas as expetativas iniciais, o contexto da escola, da turma e do grupo de Educação Física; o segundo capítulo recai sobre análise reflexiva sobre a prática pedagógica desenvolvida, onde são descritas e analisadas as atividades de ensino e aprendizagem, nomeadamente a nível de planeamento anual, planos de aula, unidades didáticas, a nível de realização (instrução, gestão, clima/disciplina e decisões de ajustamento) e a nível da avaliação (avaliação diagnóstica, formativa e sumativa), atividades de organização e gestão escolar, atividades de projetos e parcerias educativas e atitude ético-profissional; no terceiro capítulo será realizado um aprofundamento do tema problema que incide sobre o impacto da diferenciação pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas e no Autoconceito.
The Teacher Training represents the final stage of our academic formation in Physical Education, from which we should draw as much learning and possible experiences, reflecting on them, and then improve the teaching-learning process. This document represents the Final Report, inserted in the of the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, Faculty of Sciences of Sports and Physical Education of the University of Coimbra. This Teacher Training was developed in the Basic and Integrated School Prof. Dr. Ferrer Correia, in the academic year of 2017/2018, with class E of the 8th year of schooling. This document has as purpose a description of the acquired learning, result of the experiences lived during the process of pedagogical training. The report is divided into three distinct chapters: in the first chapter we describe the context of the pedagogical practice developed, where the initial expectations, the context of the school, the class and the PE group are addressed; the second chapter focuses on reflective analysis of the pedagogical practice developed, where teaching and learning activities are described and analyzed, espeficicly at the level of annual planning, lesson plans, didactic units, intervention level (instruction, management, environment / discipline and adjustment decisions) and at the level of evaluation (diagnostic, formative and summative), school organization and management activities, project activities and educational partnerships, and ethical-professional attitude; in the third chapter will be carried out a deepening of the problem issue that focuses on the impact of Mixed-Ability Grouping on basic psychological needs and self-concept.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/86482
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Estágio17-18 Ricardo Pereira final.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

347
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

343
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons