Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/86457
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ FALCÃO, JUNTO DA TURMA DO 12º6, NO ANO LETIVO DE 2017/2018
Other Titles: TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED IN THE HIGH SCHOOL JOSÉ FALCÃO, NEXT TO THE 12TH YEAR CLASS 6, IN THE LEADING YEAR OF 2017/2018
Authors: Esteves, David Afonso 
Orientador: Martins, Raúl Agostinho Simões
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Professor; Aluno; Planeamento; Teacher Training; Physical Education; Teacher; Student; Planning
Issue Date: 2-Oct-2018
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ FALCÃO, JUNTO DA TURMA DO 12º6, NO ANO LETIVO DE 2017/2018
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O relatório de estágio representa o final de uma etapa na nossa formação académica, o estágio pedagógico em ensino de Educação Física, do qual deveremos retirar o máximo de aprendizagens e experiências possíveis, refletindo sobre elas, para posteriormente melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Este relatório insere-se no plano curricular do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, e visa aprofundar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2017/18, junto da turma do 12.º 6 da Escola Secundária José Falcão, enquanto professor estagiário. Este documento, é constituído por diversos capítulos com o intuito de descrever as experiências vivenciadas e oferecer uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas e aprendizagens tendo como base as expetativas iniciais. Numa primeira parte é feita a Contextualização da Prática e a Caracterização das condições de realização, seguindo-se a Análise reflexiva sobre a prática pedagógica que incide maioritariamente sobre o Planeamento, Realização e Avaliação. Também em tom de reflexão são abordadas as Atividades de organização e gestão escolar, assim como as Atividades de projetos e parcerias educativas em que estivemos envolvidos. No final deste relatório é apresentado e aprofundado o tema-problema sobre “Perceção da importância da Educação Física em alunos do 12º ano”. O conhecimento das atitudes, sentimentos e opiniões dos alunos face à disciplina de Educação Física representa um relevante instrumento na ação educativa do professor.
The teacher training report represents the end of a stage in our academic formation, the Teacher Training in Physical Education teaching, from which we should draw as much learning and experience as possible, reflecting on them, and then improving the teaching-learning process. This report is part of the curriculum of the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra, and aims to deepen all the work developed throughout the school year 2017/18, next to the class of 12 6 of the Secondary School Jose Falcão, while trainee professor. This document consists of several chapters with the purpose of describing the lived experiences and offer a reflection on the activities developed and learning based on the initial expectations. In a first part is made the Contextualization of Practice and the Characterization of the conditions of realization, followed by Reflective Analysis on the pedagogical practice that focuses mainly on Planning, Realization and Evaluation. Also in a reflection tone, we adress the Activities of school organization and management, as well as the Activities of projects and educational partnerships in which we have been involved. At the end of this report is presented and deepened the problem-theme on "Perceiving the importance of Physical Education in students of the 12th grade". The knowledge of the attitudes, feelings and opinions of the students in relation to the discipline of Physical Education represents a relevant instrument in the educational action of the teacher.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/86457
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1718_David_Esteves.pdf3.62 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

294
checked on Jul 14, 2020

Download(s)

259
checked on Jul 14, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons