Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85659
Title: "Aprender a ser: as universidades seniores na vida das pessoas de idade avançada."
Other Titles: "Learning to be: senior universities in the life of the elderly"
Authors: Feitor, Filipa Daniela dos Santos 
Orientador: Oliveira, Albertina Lima
Keywords: Universidade Sénior; Educação não formal; Envelhecimento; Gerontologia Educativa; Novas Tecnologias; Senior university; Non-formal education; Aging; Educational Gerontology; New Technologies
Issue Date: 27-Jul-2018
Serial title, monograph or event: "Aprender a ser: as universidades seniores na vida das pessoas de idade avançada."
Place of publication or event: Associação Apojovi-Aposenior
Abstract: O presente relatório de estágio intitulado “Aprender a ser: as universidades seniores na vida das pessoas de idade avançada”, foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação. O mesmo decorreu na Aposenior - Universidade Sénior de Coimbra. Fizeram parte integrante deste estágio os seguintes objetivos norteadores: conhecer e dominar as rotinas e procedimentos da instituição contribuindo para o bom funcionamento da mesma; promover a aquisição de novos conhecimentos e competências no âmbito das TIC e estimular as competências cognitivas dos seniores; participar na dinamização do projeto “Coimbra Ger@poio” e desenvolver um projeto de investigação no domínio das Ciências da Educação e no contexto de uma Universidade Sénior. O relatório encontra-se organizado em diversas partes: em primeiro lugar encontramos o enquadramento teórico, onde é abordado o envelhecimento, o envelhecimento bem-sucedido, o envelhecimento ativo e saudável, a educação de adultos, a aposentação, a educação ao longo da vida, a gerontologia educativa, as universidades seniores, o desenvolvimento das competências TIC na idade adulta avançada e o facilitador de aprendizagem. Numa segunda parte, uma descrição da caraterização da instituição (história, recursos humanos, financeiros e materiais, missão, visão, valores, parcerias, projetos, público-alvo e cursos). Posteriormente, é apresentado o projeto de estágio, assim como as atividades desenvolvidas de acordo como os objetivos do mesmo. Por cada objetivo geral são apresentados os objetivos específicos e operacionais e as atividades que foram realizadas para cada um. A quarta parte é referente ao projeto de investigação e tem como título: “O papel das universidades seniores na transformação da vida das pessoas de idade avançada”, este foi desenvolvido no decorrer do estágio tendo como objetivo principal compreender o papel das instituições de educação não formal, especificamente das Universidades Séniores, na aprendizagem de pessoas de idade avançada, na motivação e na sua rede de apoio social. Por último, constam a avaliação e as considerações finais.
The present report, entitled “Aprender a ser: as universidades seniores na vida das pessoas de idade avançada” (“Learning to be: senior universities in the life of the elderly”), was developed within the Master’s Degree in Education Sciences from the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra. The internship which served as base for the report was carried out at Aposenior – Universidade Sénior de Coimbra.The following objectives guided this internship: to know and master the routines and procedures of the host institution, and contribute to its proper functioning; to promote the learning of new skills in the field of the Information and Communication Technologies (ICT) and to stimulate the cognitive skills of the elderly; to participate in the coordination of the project “Coimbra Ger@poio” and develop a research project within the Educational Sciences and in the context of a senior university.The report is organized as follows: firstly, the theoretical framework is presented. Here, there following concepts are discussed: aging, successful aging, active and healthy aging, adult education, retirement, lifelong education, educational gerontology, senior universities, the development of ICT skills in later life and learning facilitators.The second part describes the host institution – history, human, financial and material resources, mission and values, partnerships, projects, target audience and courses.Afterwards, the internship project is presented, as well as the activities developed according to its objectives. With each general objective, specific and operational objectives are describes, as well as the activities developed for each one.The fourth part describes the research project developed during the internship, entitled “O papel das universidades seniores na transformação da vida das pessoas de idade avançada” (“The role of senior universities in the life transformation of the elderly”). This research project was developed during the internship and had the main objective of understanding the role played by institutions for non-formal education, specifically senior universities, in the learning process of the elderly, their motivation and social support network. Finally, an evaluation and the conclusion are presented.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85659
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório__Filipa Feitor.pdf3.54 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

695
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 20

1,360
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons