Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85586
Title: O Absolutismo Régio em França no Reinado de Luís XIV
Other Titles: The Royal Absolutism in France in Reign of Louis XIV
Authors: Almeida, Ricardo Coutinho de 
Orientador: Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio
Keywords: Prática Pedagógica Supervisionada; Absolutismo Régio; Luís XIV; Dramatização; Audiovisual; Supervised Pedagogical Practice; Royal Absolutism; Louis XIV; Dramatization; Audiovisual
Issue Date: 13-Oct-2017
Serial title, monograph or event: O Absolutismo Régio em França no Reinado de Luís XIV
Place of publication or event: Colégio Bissaya Barreto
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo, partindo de um ano letivo de Prática Pedagógica Supervisionada, onde se realizaram diversas atividades, apresentar um tema científico enquadrado no programa do 8º de escolaridade do 3º ciclo do Ensino Básico na disciplina de História. A primeira parte deste relatório incide sobre a caracterização da escola enquanto local de estágio, das turmas e a descrição das atividades realizadas durante o estágio. Sabendo da importância do Absolutismo Régio para a compreensão do período do Antigo Regime, o presente relatório pretende abordar essa forma de governar em várias vertentes: nos seus princípios, formas de atuar e nas suas particularidades.Para isso, uma primeira abordagem ao tema, dedica-se à teorização política do absolutismo régio francês e português. A partir desta fase, o absolutismo francês é particularizado, sendo analisado o reinado de Luís XIV como exemplo paradigmático. Com esse intuito, procura-se analisar a ação da França do Rei-Sol em vários aspetos, entre eles, as finanças e a economia, administração pública, o exército, a política externa, as relações entre Igreja e o Estado, bem como a ação pessoal do rei. Para que se forme uma ideia completa do reinado, o relatório pretende estudar a forma como a imagem e a corte influenciaram a forma de reinar de Luís XIV. A partir deste núcleo de conteúdos, foi elaborada uma aula de 90 minutos sobre a temática referida nos parágrafos anteriores, onde se construíram materiais diversificados, no sentido de implementar as estratégias definidas.
The following paper, stemming from a school year of Supervised Pedagogical Practice, where several activities were carried out, aims at presenting a scientific theme within the program of the 8th grade of middle school in the History classes. The first half of this report, focuses on the characterization of the school as a place of internship, of the classes and the description of the activities carried out during the internship. Knowing the importance of the Royal Absolutism for the understanding of the period of the Old Regime, this report intends to approach this form of governing in several aspects: in its principles, ways of acting and in its particularities. In this regard, the first approach to the subject is dedicated to the political theorization of the French and Portuguese regal absolutism. From this phase, French absolutism is particularized, and the reign of Louis XIV is analyzed as a paradigmatic example. To this end, the aim is to analyze the action of France of the Sun-King in several aspects, among them, finance and economy, public administration, the army, foreign policy, relations between church and state, as well as personal action of the king. In order to form a complete idea of ​​the reign, the report intends to study how the image and the court influenced Louis XIV's reign. From this core of contents, a 90 minutes class was elaborated on the theme in order to define our parameters where diversified materials were built, in order to implement the defined strategies.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/85586
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RicardoAlmeida_VersãoFinal.pdf2.97 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,807
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

16,129
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons