Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85547
Título: As formas de tratamento e o ensino de português como língua não materna
Outros títulos: THE FORMS OF ADDRESS AND THE TEACHING OF PORTUGUESE AS A NON-NATIVE LANGUAGE
Autor: Pratas, Sara Alexandra Pinto 
Orientador: Lopes, Ana Cristina Macário
Palavras-chave: Formas de tratamento; Dêixis; Português Língua Não Materna (PLNM); Didática de Português Língua Não Materna; Competência Comunicativa; Forms of address; Dêixis; Portuguese as a non-native language; Didactic of Portuguese as a non-native language; Communicative competence
Data: 10-Jul-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: AS FORMAS DE TRATAMENTO E O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA NÃO MATERNA
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras
Resumo: Abordar as Formas de Tratamento [ FT ] em Português Europeu Contemporâneo [ PEC ], implica refletir sobre uma das questões mais complexas da Língua Portuguesa e que, portanto, mais dúvidas coloca a aprendentes de Português como Língua Não Materna [ PLNM ]. A maior parte destes discentes pretende aprender português pelo prazer e interesse de poderem comunicar. Assim, e, tendo em conta o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas [ QECRL ] ( 2001 ), atribui-se um papel de destaque ao desenvolvimento da competência comunicativa, sem com isto desvalorizar a aquisição de outras que com ela interagem. Para um aprendente não nativo não basta conhecer as FT em PEC. O desafio não é tanto de natureza léxico-gramatical, mas antes de natureza pragmática. Ele só conseguirá selecionar a FT correta caso considere outros fatores que participam direta e/ou indiretamente no processo comunicativo. Sensíveis a essa dificuldade, propomos um conjunto de materiais didáticos suscetíveis de desenvolverem a proficiência comunicativa dos aprendentes, de modo a que possam fazer da língua um instrumento de integração. A aprendizagem de uma língua é sempre mais eficiente quando se aposta no contacto com situações / materiais autênticos, privilegiando-se uma relação equilibrada entre aprendizagem formal que envolva uma vertente metalinguística e aprendizagem baseada em práticas diversificadas de língua, na oralidade e na escrita.
The Forms of Address [ FA ] in Contemporary European Portuguese [ CEP ] is one of the most complex issues of the Portuguese Language, and one that raises more doubts, not only to native speakers but even more so to learners of Portuguese as a non-native language.Most of these learners intend to learn Portuguese for both the pleasure and interest of being able to communicate. Thus, and according to the Common European Framework of Reference for Languages [ CEFRL ] ( 2001 ), a prominent role is attributed to the development of communicative competence, without this devaluing the acquisition of other language competences that work with it. For a non-native learner, it is not enough to know the FA in CEP. The challenge is not so much of a lexical-grammatical nature, but rather of a pragmatic nature. He will only be able to select the correct FA if he considers other factors that directly and/or indirectly participate in the communicative process. Aware of this difficulty, we propose a set of didactic materials which aim to develop the communicative proficiency of learners, so that they can make the language an instrument of integration. The learning of a language is always more efficient when we have reliable resources based on authentic situations / materials, thus ensuring a balanced relationship between formal learning that includes a metalinguistic aspect and learning based on diversified practices of language, orality and writing.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/85547
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertacao_SaraPratas_Jul2017.pdf3.64 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

577
Visto em 16/abr/2024

Downloads 5

23.705
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons