Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85547
Title: As formas de tratamento e o ensino de português como língua não materna
Other Titles: THE FORMS OF ADDRESS AND THE TEACHING OF PORTUGUESE AS A NON-NATIVE LANGUAGE
Authors: Pratas, Sara Alexandra Pinto 
Orientador: Lopes, Ana Cristina Macário
Keywords: Formas de tratamento; Dêixis; Português Língua Não Materna (PLNM); Didática de Português Língua Não Materna; Competência Comunicativa; Forms of address; Dêixis; Portuguese as a non-native language; Didactic of Portuguese as a non-native language; Communicative competence
Issue Date: 10-Jul-2017
Serial title, monograph or event: AS FORMAS DE TRATAMENTO E O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA NÃO MATERNA
Place of publication or event: Faculdade de Letras
Abstract: Abordar as Formas de Tratamento [ FT ] em Português Europeu Contemporâneo [ PEC ], implica refletir sobre uma das questões mais complexas da Língua Portuguesa e que, portanto, mais dúvidas coloca a aprendentes de Português como Língua Não Materna [ PLNM ]. A maior parte destes discentes pretende aprender português pelo prazer e interesse de poderem comunicar. Assim, e, tendo em conta o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas [ QECRL ] ( 2001 ), atribui-se um papel de destaque ao desenvolvimento da competência comunicativa, sem com isto desvalorizar a aquisição de outras que com ela interagem. Para um aprendente não nativo não basta conhecer as FT em PEC. O desafio não é tanto de natureza léxico-gramatical, mas antes de natureza pragmática. Ele só conseguirá selecionar a FT correta caso considere outros fatores que participam direta e/ou indiretamente no processo comunicativo. Sensíveis a essa dificuldade, propomos um conjunto de materiais didáticos suscetíveis de desenvolverem a proficiência comunicativa dos aprendentes, de modo a que possam fazer da língua um instrumento de integração. A aprendizagem de uma língua é sempre mais eficiente quando se aposta no contacto com situações / materiais autênticos, privilegiando-se uma relação equilibrada entre aprendizagem formal que envolva uma vertente metalinguística e aprendizagem baseada em práticas diversificadas de língua, na oralidade e na escrita.
The Forms of Address [ FA ] in Contemporary European Portuguese [ CEP ] is one of the most complex issues of the Portuguese Language, and one that raises more doubts, not only to native speakers but even more so to learners of Portuguese as a non-native language.Most of these learners intend to learn Portuguese for both the pleasure and interest of being able to communicate. Thus, and according to the Common European Framework of Reference for Languages [ CEFRL ] ( 2001 ), a prominent role is attributed to the development of communicative competence, without this devaluing the acquisition of other language competences that work with it. For a non-native learner, it is not enough to know the FA in CEP. The challenge is not so much of a lexical-grammatical nature, but rather of a pragmatic nature. He will only be able to select the correct FA if he considers other factors that directly and/or indirectly participate in the communicative process. Aware of this difficulty, we propose a set of didactic materials which aim to develop the communicative proficiency of learners, so that they can make the language an instrument of integration. The learning of a language is always more efficient when we have reliable resources based on authentic situations / materials, thus ensuring a balanced relationship between formal learning that includes a metalinguistic aspect and learning based on diversified practices of language, orality and writing.
Description: Dissertação de Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/85547
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertacao_SaraPratas_Jul2017.pdf3.64 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

577
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

23,705
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons