Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85539
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBranco, Sérgio Emanuel Dias-
dc.contributor.authorLopes, Cristina Batista-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:30:25Z-
dc.date.available2019-03-18T23:30:25Z-
dc.date.issued2017-10-11-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85539-
dc.descriptionTrabalho de Projeto do Mestrado em Estudos Artísticos apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO projeto intitulado a Sé7ima Memória surge no sentido de responder à falta de iniciativas culturais direcionadas para a terceira idade em Portugal. Através deste trabalho procurou-se intervir junto da comunidade idosa usando o cinema como ferramenta de inclusão e como meio de aproximação às memórias deste grupo. A proposta passou por refletir o envelhecimento da população, as políticas culturais existentes e simultaneamente esboçar a história do cinema Português. Entre abril e junho de 2016 foram realizadas 12 sessões de cinema e projetados os seguintes filmes: As pupilas do Sr Reitor (1935) de Leitão de Barros, Canção da Terra (1938) de Jorge Brum do Canto, Capas Negras (1947) de Armando de Miranda, Rasganço (2001) de Raquel Freire; Respirar debaixo de água de (2000) António Ferreira, Camões (1946) Leitão de Barros, Aniki Bóbó (1942), Porto da Minha infância (2001) e O Estranho caso de Angélica (2010) de Manoel de Oliveira, Aldeia da Roupa Branca (1939) de Chianca de Garcia, A canção de Lisboa(1933) Cottinelli Telmo e uma sessão extra a pedido dos utentes A Severa (1931) de Leitão de Barros. Os espectadores que assistiram às sessões têm idades compreendidas entre os 65 e os 90 anos. As suas memórias cinematográficas dizem respeito, sobretudo, ao cinema produzido ao longo das décadas de 1930 e 1940. O presente relatório faz a descrição do evento e dos filmes apresentados. Ao mesmo tempo, traça uma reflexão acerca da memória do cinema Português e da influência exercida pela ditadura do Estado Novo nessa memória, tentando resgatar as memórias rejeitadas por esse mesmo regime. Ainda na abordagem deste tema, procurou-se descrever a memória que estes filmes deixaram acerca das três principais cidade do país: Coimbra, Porto e Lisboa tentando desconstruir o que o Estado Novo procurou transmitir de cada uma delas através do cinema.Palavras chave: Cinema, Memória, Censura, Ditadura, Política Cultural, Terceira Idadepor
dc.description.abstractAbstract The project entitled Sé7ima Memória arises with the purpose of responding to the lack of cultural initiatives directed towards the elderly in Portugal. Through this work it has been sought to intervene with the elderly community, using cinema as a tool for inclusion and as a mean of approaching the memories of this group. The proposal involves reflecting about the aging of the population and the existing cultural policies, as well as outlining the Portuguese film History. In 2016, between April and June, 12 cinema sessions were held and the following films were projected: As pupilas do Senhor Reitor (1935) by Leitão de Barros, Canção da Terra (1938) by Jorge Brum do Canto, Capas Negras (1947) by Armando de Miranda, Rasganço (2001) by Raquel Freire, Respirar Debaixo de água (2000) by António Ferreira, Camões (1946) Leitão de Barros,Aniki Bóbó (1942), Porto da minha infância (2001) and O estranho caso de Angélica (2010) by Manoel de Oliveira, Aldeia da Roupa Branca (1939) by Chianca de Garcia, A canção de Lisboa (1933) by Cottinelli Telmo and an Extra session at the request of the users A Severa (1931) by Leitão de Barros. The viewers attending those sessions, were between the ages of 65 and 90. Their cinematic memories are mainly related to the cinema produced throughout the 1930s and 1940s.This report describes the event and the films presented. At the same time, it draws a reflection on the memory of Portuguese cinema and the influence exerted by the dictatorship of the Estado Novo in this memory, trying to rescue the memories rejected by the same regime. Still, in the approach of this theme it is intended to describe the memory those films left about the three main cities of the country: Coimbra, Porto and Lisbon and simultaneously trying to deconstruct whatever the Estado Novo sought to convey about each of them through cinema.Key Words: Cinema, Memory, Censorship, Dictatorship, Cultural Policy, Third Ageeng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCinemapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectCensurapor
dc.subjectPolítica Culturalpor
dc.subjectTerceira idadepor
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectCensorshipeng
dc.subjectCultural Policyeng
dc.subjectThird Ageeng
dc.titleSé7ima Memóriapor
dc.title.alternativeSeventh Memoryeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra-
degois.publication.titleSÉ7IMA MEMÓRIApor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202042804-
thesis.degree.disciplineArtes do Espectáculo-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Artísticos-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorLopes, Cristina Batista::0000-0002-4397-7773-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriPereira, Fausto Cruchinho Dias-
uc.degree.elementojuriAparício, Maria Irene-
uc.degree.elementojuriBranco, Sérgio Emanuel Dias-
uc.contributor.advisorBranco, Sérgio Emanuel Dias-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2444-9905-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
CristinaLopes_VD.pdf4.63 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

716
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

769
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons