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Título: Concordância entre Métodos Subjetivos e Objetivos na Avaliação do Padrão Sono-Vigília em Crianças
Outros títulos: Agreement between Subjective and Objectives Methods for Children Sleep-Wake Pattern Evaluation
Autor: Coutinho, Beatriz dos Santos 
Orientador: Gomes, Ana Cardoso Allen
Palavras-chave: Padrão sono-vigília; crianças; CCTQ; actigrafia; Sleep-wake pattern; children; CCTQ; actigraphy
Data: 19-Set-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Concordância entre Métodos Subjetivos e Objetivos na Avaliação do Padrão Sono-Vigília em Crianças
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O sono é essencial para o desenvolvimento, mas estima-se que ao longo da infância 20% a 30% das crianças apresentam dificuldades de sono. Face a isto, torna-se relevante avaliar o padrão sono-vigília em crianças, recorrendo a medidas objetivas (actigrafia) e/ou subjetivas (questionários, diários de sono). Ambas são frequentemente usadas, quer para fins de investigação, quer na prática clínica, por psicólogos dedicados às perturbações do sono. A presente investigação teve como objetivo verificar se existe concordância entre os dados obtidos através da versão portuguesa do Children´s Chronotype Questionnaire (CCTQ) e os dados recolhidos pela actigrafia, recorrendo-se a dois modelos distintos: Actiwatch 2 (Philips-Respironics) [A2-PR] e Micro Motionlogger Watch (Ambulatory Monitoring Inc.) [MMW-AMI]. A amostra ficou constituída por 109 crianças (50 meninos; 59 meninas) entre os 4 e os 11 anos (M= 7.58±1.872). Testes de comparação de médias/medianas revelaram diferenças estatisticamente significativas nas durações do sono pelo QCTC e em ambos os actígrafos, isto é, não existiu concordância entre as medidas subjetivas e objetivas, ao passo que na maioria das variáveis relacionadas com os horários de sono, a concordância foi variando conforme o modelo de actígrafo. Para a hora de levantar e eficiência do sono verificou-se similar concordância usando o A2-PR ou o MMW-AMI. Por outro lado, coeficientes de correlação evidenciaram associações significativas entre a actigrafia e o QCTC, principalmente considerando o MMW-AMI. Os atuais resultados poderão facilitar o futuro desenvolvimento de abordagens de ajustamento de modo a converter relatos parentais em estimativas mais próximas dos valores da actigrafia e vice-versa.
Sleep is vital for development, but it is estimated that throughout childhood 20% to 30% of children have sleep difficulties. Considering this, it is revelant to evaluate the children sleep-wake pattern, using objective (actigraphy) and/or subjective measures (questionnaires, sleep diaries). Both are routinely used in research and clinical practice by psychologists dedicated to sleep disorders.The present study aimed to analyse to what extent there is agreement between the data obtained through the Portuguese version of the Children´s Chronotype Questionnaire (CCTQ) and the data recorded by the actigraphy, using two distinct actimeter models - Actiwatch 2 (Philips-Respironics) [A2-PR] and Micro Motionlogger Watch (Ambulatory Monitoring Inc.) [MMW-AMI]. The sample was composed by 109 children (50 male; 59 female) age range between of 4 and 11 years old (M= 7.58 ± 1.872). Using statistical tests to compare means/medians, statistically significant differences were observed in sleep duration estimated by the CCTQ and both actigraphydevices, that is, there was no consistency between the subjective and objective measures. In what concerns most sleep schedules variables, agreement depended on the actigraph considered. For wake time and sleep efficiency, similar agreement were found between the QCTC and both actigraphs models. On the other hand, the computation of correlation coefficients revealed significant associations between actigraphy and CCTQ variables, especially when MMW-AMI was considered. Current results may facilitate the future development of adjustament approaches in order to convert parental reports into estimates closer to the values of the actigraphy, and vice versa.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85511
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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