Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85479
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dc.contributor.advisorRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
dc.contributor.authorSantos, Susana Loureiro dos-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:27:14Z-
dc.date.available2019-03-18T23:27:14Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85479-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractGrau de virtualidade, conflito intragrupal, regulação emocional dos membros e desempenho da equipa: Que relações? Com a globalização e o avanço da tecnologia, a quantidade de equipas organizacionais com grau de virtualidade continua a crescer (Mathieu, Maynard, Rapp, & Gilson, 2008). Assim, a presente dissertação tem como objetivo, por um lado, testar o papel mediador dos conflitos intragrupais na relação entre o grau de virtualidade e o desempenho grupal e, por outro lado, analisar o papel moderador da regulação emocional dos membros das equipas na relação entre o conflito intragrupal e o desempenho. Para isso, realizámos um estudo empírico com 58 grupos de trabalho pertencentes a 38 organizações de diversos setores de atividade. Os dados foram recolhidos através de questionários administrados aos membros das equipas e respetivos líderes. As hipóteses previamente formuladas foram testadas ao nível grupal, através da análise das correlações e da regressão múltipla. As hipóteses de mediação e de moderação não foram suportadas. Não obstante, os resultados sugerem que o conflito socioafetivo tem uma relação negativa com a eficiência, uma das dimensões do desempenho grupal, reforçando o que a literatura já aponta para as equipas ditas tradicionais, ou seja, que quanto mais conflitos de relacionamento uma equipa com grau de virtualidade tiver de enfrentar, menor será a sua eficiência em termos de desempenho.por
dc.description.abstractDegree of virtuality, intragroup conflict, emotional regulation of team members and group performance: What relations? With globalization and the advancement of technology, the number of organizational groups with some degree of virtuality continues to grow (Mathieu et al., 2008). The purpose of this dissertation is, on one hand, to test the mediating role of intragroup conflicts in the relation between the degree of virtuality and group performance and, on the other hand, to analyze the moderating role of emotional regulation of team members in the relation between intragroup conflict and group performance. With this intention, we carried out an empirical study with 58 work groups belonging to 38 organizations from different sectors of activity. Data was collected through questionnaires administered to team members and their leaders. The previously formulated hypotheses were tested at the group level through the analysis of correlations and multiple regression. The assumptions of mediation and moderation were not supported. Nevertheless, the results suggest that social-affective conflict has a negative relation with efficiency, one of the dimensions of group performance, reinforcing what literature already points out to the so-called traditional teams, that is, the more relationship conflicts a team with degree of virtuality has to face, the lower the efficiency in terms of performance.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectgrau de virtualidadepor
dc.subjectconflito intragrupalpor
dc.subjectdesempenho grupalpor
dc.subjectregulação emocionalpor
dc.subjectdegree of virtualityeng
dc.subjectintragroup conflicteng
dc.subjectgroup performanceeng
dc.subjectemotional regulationeng
dc.titleDegree of virtuality, intragroup conflict, emotional regulation of team members and group performance: What relations?eng
dc.title.alternativeGrau de virtualidade, conflito intragrupal, regulação emocional dos membros e desempenho da equipa: Que relações?por
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleDegree of virtuality, intragroup conflict, emotional regulation of team members and group performance: What relations?eng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202195732-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Susana Loureiro dos::0000-0003-3244-1794-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
uc.degree.elementojuriMartins, Maria Helena Gonçalves-
uc.degree.elementojuriRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
uc.contributor.advisorRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3380-0840-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
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